26/02/2007

O tal Farlow e Cia

Vocês querem Rock'n'roll? Eu disse: Vocês querem rock'n'roll? Pois aí está: o grande e falecido guitarrista Tal Farlow (que já passou por esse blog) reuniu-se com John Abercrombie, Larry Coryell, John Scofield, Larry Carlton (todos também guitarristas, mas marcados pela linguagem mais contemporânea via fusion) para uma sessão recheada de standards, mas com a roupagem modernosa. A esse monte de cordas reunidas, são acrescentadas as presenças do baixista John patitucci e do baterista Billy Hart. É o suficiente para o balanço balançar. Farlow, que encabeça a lista de guitarristas, é uma figura que tem um trajeto estranho. Às vezes ele levava uma sumida e ficava uns dez anos sem gravar (parou no final dos anos cinqüenta e retornou no final dos sessenta, depois sumiu de novo e só apareceu após outros dez anos). Possuo quatro discos, entre os quais dois (de períodos diferentes) me agradam sobremaneira: The Swinging Guitar Of Tal Farlow e Chromatic Palette que, em outra oportunidade, eu apresentarei a vocês. O som do disco All string attacheds, obviamente, incomodará os puristas: os pedais alterando a sonoridade e as paletadas roqueiras podem ferir suscetibilidades, mas não deixa de ser divertido tentar descobrir quem está no comando das cordas em cada momento dos solos. Deixei a primeira faixa - Misty - no Gramophone by Salsa. Enjoy it.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não vou comentar nada para não ter que gastar minhas "pilhas". Nem só o Tal Farlow deveria, às vezes, levar uma "sumida", mas todo esse pessoal que toca com ele, deveria sempre levar uma "sumida bem grande".

Anônimo disse...

Não fala assim do Tal, que ele é gente boa...

Anônimo disse...

o solo do Larry Carlton neste tema salva ...

Anônimo disse...

Guzz,
creio que você disse que toca guitarra,é certo? Visite o sítio http://jazz-workshop.blogspot.com/, é de um saxofonista português - Rui Azul - que está promovendo uma jam na web. Você pode gravar um solo e enviar para ele