23/02/2007

Webster & Mulligan

Ben Webster, ao lado Hawkins e Lester, compôs o triunvirato que dominou o cenário jazzístico do período marcado pelo swing. Dos três, no entanto, ele é o que menos me agrada, mas isso não significa que eu não goste de ouvi-lo. As minhas reticências estão relacionadas à doçura do seu sopro. Às vezes, eu o acho meloso demais, mas isso não acontece sempre. Há, por exemplo, uma gravação feita no bom ano de 1959 que muito me agradou: trata-se do encontro com um representante da geração seguinte - mr. Gerry Mulligan. A pegada cool do baritonista casou como uma luva com o som de Webster. Os dois saxofonistas tecem uma tapeçaria digna de apreciação. A troca de frases, os arranjos, a tranqüilidade com que os dois heróis do jazz lidam com a música tornam as onze faixas que compõem o cd uma obra primorosa. Gostei bastante e vou deixar a faixa Go home no Gramophone by Salsa para que vocês possam compartilhar comigo esse bom momento do jazz.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo, Salsa, com tudo que você disse aí sobre Ben Webster e sobre esse disco em parceria com Mulligan. Go Home é um grande blues. Mulligan gravou também o tema, se bem me lembro, com sua Concert Jazz Band.

Descobre pra mim se a ilustração da capa é de um tal de Grant. Lembra muito a ilustração original do lp Dizzy Gillespie Plays Duke Ellington.

Salsa disse...

Prezado Rei,
eu consegui essa capa num sítio espanhol sobre jazz, vinho e literatura chamado www.apoloybaco.com. Lá eu encontrei uma infinidade de capas que ficam à disposição dos navegantes, mas não tem informações adicionais.

figbatera disse...

... e eu não encontrei a faixa no seu "Gramaphone".

Anônimo disse...

Lester, Lester, passa a chave do cofre preu poder postar as músicas, rapá...O povo tá reclamando...

John Lester disse...

Bem, eu não sei vocês, mas já estou ouvindo a faixa aqui em casa... Excelente!

Amanhã coloco no Gramophone By Salsa rsrsrsrs.

Anônimo disse...

Muito bom o Mulligan com o Webster. Apesar de ser um pouco "xaroposo" Ben Webster ,neste dico, está muito bem, com poucos riffs e tremulous. Aliás todas as faixas são ótimas.