20/03/2012

Dia Internacional do Jazz

O pianista e embaixador da boa vontade da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) Herbie Hancock anunciou a criação do Dia Internacional do Jazz, no dia 30 de abril. A intenção, segundo a Associated Press, é homenagear e promover o gênero ao redor do mundo. As comemorações do Dia do Jazz começarão a partir de 27 de abril com um evento na sede da Unesco, em Paris, com palestras, discussões e workshops, além de um show com a participação de Hancock e da brasileira Tania Maria, entre outros. No dia 30 de abril, Hancock subirá novamente aos palcos no local em que é considerado o berço do jazz, a Congo Square de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

"Muitos países foram afetados de maneiras muito cruciais pela presença do jazz. O jazz foi a voz da liberdade em tantos países durante a metade do século passado. Essa data é realmente sobre o aspecto diplomático internacional do jazz e como ele foi, durante boa parte de sua história, uma grande força ao unir pessoas de vários países e culturas diferentes, afirmou o ex-integrante do Miles Davis Quintet à Associated Press.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova aprovou a iniciativa e disse, em comunicado, que o Dia Internacional de Jazz se destina a reunir pessoas de todo o mundo "para celebrar e aprender mais sobre a arte do jazz, suas raízes e seu impacto, e para realçar o seu importante papel como meio de comunicação que transcende diferenças".

Nenhum comentário: