Para o All Music Guide ela nasceu em 1966, para o All About Jazz, em 1964. Seja lá como for, Amina Figarova nasceu em Baku, Azerbaijão, país que tive o privilégio de conhecer. Incentivada pelos pais, aos dois anos de idade começa a aprender o piano. Embora tenha estudado durante algum tempo piano clássico no Baku Conservatory, sofreu forte influência dos pais, grandes amantes do jazz, o que a levou a estudar o estilo no Rotterdam Conservatory e no Berklee College of Music, em Boston. É durante este período que, além de amadurecer como instrumentista, Amina revela seu talento como compositora e arranjadora. Além de se apresentar com seu próprio conjunto, que inclui o flautista e marido Bart Platteau, Amina já trabalhou com diversos músicos importantes, entre eles James Moody, Larry Coryell, Nathan Davis e Claudio Roditi. Presença constante em importantes festivais, como The North Sea Jazz Festival, New Orleans Jazz Festival, Capetown International Jazzfestival, Salvador Jazz Festival, JakArt Festival e clubes como Yoshi's e Blue Note, Amina tem ainda realizado diversas turnês pela Europa, Oriente Médio e Américas.
Em 11 de setembro de 2001, Amina estava no Brooklyn, hospedada na casa de amigos, quando tudo aconteceu. Em homenagem aos mortos, compôs a belíssima September Suite. Para os amigos, fica a faixa Sharp Corners , retirada do álbum Above The Clouds, gravado em 2008 para o selo Munich Records. Amina vive atualmente em Rotterdam.
9 comentários:
Free demais para os meus pobres ouvidos pouco educados com o idioma de Ornette Coleman, Mr. Lester :)
Brincadeira! O som é bacanudo - quem toca a flauta e o sax alto? Muito legais.
A abordagem é bem contemporânea e o piano lembra um pouco - mas só um pouco - o papo-cabeça do Cecil Taylor, só que bem menos hermético. O Sônico já tinha postado algo sobre ela há algum tempo (ele é muito gata - você e o Grijó tão combinados prá ver quem coloca as mulheres mais bonitas?!?!).
O Jazzseen voltou com a carga toda!!!!!
Abração!
Poxa, ela tocou no Newport Jazz Festival de 2010. Coloquei vários players (da NPR) lá no Farofa Moderna, mas o show dela passou em branco, não coloquei. Valeu por nos apresentá-la. Vou ficar atento a essa moça!
Pra quem quiser ouví-la no festival, aí vai o link:
http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=128983331
OBS: pra quem quiser ouvir outros programas, acesse http://farofamoderna.blogspot.com/p/radio.html
Além de bonita, discretíssima.
E, quando fala, diz tudo.
Os acompanhantes são:
Bart Platteau - flutes
Ernie Hammes /Nico Schepers- trumpet
Kurt van Herck - tenorsax
Jeroen Vierdag - bass
Chris "Buckshot" Strik - drums
Tineke Postma - altosax
Louk Boudestein - trombone
É. Gostei do piano da moça.
Curioso o timbre dos saxofonistas atuais. Observem outros e sintam a proximidade.
master lester,
som bem comportado...e não deram a chance nem pro solo do baixista e do batera...hehehe
e mulheres bonitas e talentosas sempre abrilhantam os minguados festivais de jazz round the world, né não?
abraçsons e obrigadão pela dica
Alguém leu na Veja, quem diria, que o Jazz virou moda! Melhor, que o Jazz está na moda.
Delícia!
Jazz não é mulher bonita nem moda. Abram seus olhos! Jazz é coisa séria, por favor não avacalhem....Já chega aquele filmete ridículo de uma tal de Imelda May (que "melda, meu")
Sabia q o Predador ia detonar!, fui lendo só esperando o feixe de raios. A moça é bacana e ser bonita pra mim é upgrade a se considerar, eu hein, pq não?
Abraços mister!
Beleza e talento, dupla explosiva!
Gostei bastante Lester, valeu.
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