15/05/2006

SALVE O PCC

.

Bosch - Paraíso e Inferno (clique na foto para ampliar e ver Lula abraçando Beiramar).
.

Excelente a resenha do amigo Salsa em referência aos últimos acontecimentos havidos em sampa. Eis mais um flash repetitivo da História Humana: ganância e violência. Alguns, como eu, já entendem cansativo pisar e repisar tema tão recorrente da aventura humana na Terra. Os livros de história estão lá, com estes mesmos roteiros: alteram-se apenas alguns cenários e atores.
.
Temos muitas narrativas em muitas línguas sobre muitas passagens similares. Gosto particularmente do Sermão do Bom Ladrão, do escorregadio padre Antônio Vieira. Temos outras passagens interessantes. Digno de nota é o trecho que transcrevo abaixo, escrito por Jorge Amado em 1935, em seu romance Jubiabá:
.
"A vida no morro era difícil e dura. As crianças já sabiam do seu destino desde cedo: cresceriam e iriam para o cais onde ficariam curvos sob o peso dos sacos cheios de cacau, ou ganhariam a vida nas fábricas enormes. E não se revoltavam porque desde há muitos anos vinha sendo assim: os meninos das ruas bonitas e arborizadas iam ser médicos, advogados, engenheiros, comerciantes, homens ricos. E eles iam ser criados destes homens. Como nas casas ricas tinha a tradição do tio, pai ou avô, engenheiro célebre, discursador de sucesso, político sagaz, no morro onde morava tanto negro, tanto mulato, havia a tradição da escravidão ao senhor branco e rico. E essa era a única tradição. Porque a liberdade nas florestas da África já a haviam esquecido e raros a recordavam, e esses raros eram exterminados ou perseguidos".
.
Por isso, salve o PCC. Ainda bem que existem infelizes capazes de se organizar e lutar, mesmo sabendo que serão perseguidos e exterminados.
.
Eu, como afiliado da classe média, deveria estar fingindo indignação e repulsa com os donos de padaria, padres e mulheres de bem. A mesma indignação e repulsa que os canalhas detentores do poder fingem em nome do lucro farto e tranquilo. Mas deu na telha ser sincero hoje, ao observar o quadro de Bosch.
.
Para o poder, nada mais cômodo que assistir a pretinhos lutando por cotas aqui e acolá, luta irracional e sem qualquer resultado efetivo onde já foi aplicada. O problema será quando pretinhos, viadinhos, menininhos e menininhas perceberem que o que deve ser combatida é a concentração de renda absurda que reina entre nós através da História. Então, perceberão que cotas e ações afirmativas devem privilegiar todos os pobres e todos os perseguidos, sejam eles negros, azuis, amarelos, brancos, machos, bichas ou sapatões. Assim agindo, talvez não sejam humilhados, massacrados e exterminados como nossos presidiários.
.
Meus sinceros votos de sucesso ao PCC.

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu até saudaria o PCC não estivesse essa saudável irmandade querendo apenas se locupletar no briôco alheio, como já faz os detentores do poder brasiliano. No meu não, coriolano.

John Lester disse...

Então abre o brioco pro Lula, Quercia, FHC, Delubio, PCFarias ... Tm PC pra todo gosto.

Anônimo disse...

Pode ficar com eles pra você. Como já disse: no meu não, Coriolano. Vamos expropriar as garrafas de vinho da sua adega e os discos de jazz da sua discoteca.

John Lester disse...

Contanto que deixem meu pc para eu roubar discos, como eles roubam o que precisam, tudo bem. Mas sem brincadeiras no brioco, please.

Anônimo disse...

Concordo com o Lester: os caras do PCC só queriam ver a copa e fazer mais amor. Diante de tanta roubalheira no Planalto, acho que eles pediram até pouco.

Beijo John, saudade ...

Anônimo disse...

Catarina e John: o casal ingênuo na rede. Cuidado para não caírem.

Anônimo disse...

Prezado 'leitor', o Salsa eu não sei. Mas eu já caí há muito. Na gandaia, obviamente.

Anônimo disse...

Esse babaca do John Lester deveria ser censurado e preso !!!

marcos disse...

Voce é um pobre infeliz que abriu a sua boca para dar vazão ao lixo que esta na sua mente. Voce não sabe nem onde está o seu nariz ao falar de PCC. Voce nao faz idéia da amplitude do assunto sobre o qual tece comentário.

Anônimo disse...

Cadeia para quem aplaude facção criminosa, e pra quem já é de facção entrega pra Deus lá no céu pra ser julgado.

Anônimo disse...

Por que nao:)