19/06/2006

Assobiar e chupar cana

Hoje à tarde, tv ligada, meio de soslaio eu assistia um documentário sobre assobiadores. Rolava um concurso em algum rincão dos EUA. Impressionante a técnica que eles e elas (tinha uma muglerada que parecia o corisco assobiando) detêm sobre esse peculiar instrumento. Lembrei-me do meu velho assobiando enquanto preparávamos os cartuchos para nossas caçadas dos finais de semana (ainda tinha bicho, mato e não tinha Ibama). Lembrei-me também do belga Toots Thielemans dobrando o solo de guitarra com o assobio numa interpretação de Bluesette gravada em '74 na Holanda. Esse camarada gravou um disco, que eu gosto muito, ao lado de Bill Evans, no qual ele só toca harmônica (instrumento que o tornou mais conhecido no mundo musical). O piano (dessa vez também o piano elétrico) de Bill serviu como uma bela e confortável cama sobre a qual Toots tocou descansado. Eu gosto especiamente de uma faixa com estrutura modernosa composta pelo saxofonista Larry Schneider chamada Tomato kiss. O compositor aproveita para tirar sua casquinha com o soprano e nos brinda com um solo de primeira linha. Deixarei as duas faixas no gramophone para vocês se divertirem com a versatilidade do multi-instrumentista belga mas, plís, não deixem de deixar suas opiniões.

14 comentários:

Rogéria disse...

Nada como acordar e ouvir Bill Evans chupando cana.

Salsa disse...

Rogéria, por um acaso, você mora em Itaparica, de frente pro mar, formou-se em direito e usa óculos?

rogéria maupassant disse...

Querido Salsa, não por acasos, moro em Itararé, sou formada em Corte & Costura pelo Senai, uso lente e adoro o jazzseen.

Beijo, lindo.

Vinícius disse...

esta é uma das capas mais feias que eu conheço de um cd de jazz.

Salsa disse...

Já vi piores, muito.

Salsa disse...

Aliás, está lançado o concurso "A pior capa de cd de jazz: Ugly Art Award"

dalva lins disse...

Qual vai ser o prêmio Salsa???

Salsa disse...

No caso o prêmio seria para o artista que bolou a capa: um curso para pintor de parede ministrado no Senai.

Vinícius disse...

(dei uma olhada aqui em casa(estou em férias)e, em geral as capas são muito boas, tem o estlo "clássico" da blue note, o estilo "chic moderno" da impulse(por falar nisso, a impulse acabou?), o mais variado e incerto, da verve. E tem aquelas gravadoras européias(definitive, jazz factory) sempre bonitas, porém meio duvidosas(o site não diz direito oq tem dentro do cd, tudo é complete não sei q lá sessions)

Salsa disse...

Vinícius, qual é o seu blog mesmo?

Vinícius disse...

meu blog não tem nada, só comecei a faze-lo, mas está empacado.

Bocão disse...

Nada como almoçar de depois chupar uma cana bem doce.

Salsa disse...

limei a faixa tometo kiss

Cretino , de Creta. disse...

Fez muito bem.