09/04/2008

Vinho: Chaminé Tinto 2006

O problema de promovermos bons vinhos a bons preços no Jazzseen é que Mr. Salsa logo parte aos mercados e quitandas locais, levando consigo todas as botijas que consegue abraçar. Foi assim que tivemos liquidado o estoque do chileno Porta Reserva, vendido em território capixaba por módicos R$27,00. Por precaução, então, elevaremos um pouco o preço de nosso vinho recomendado, um jovem tinto alentejano produzido pela vinícola Cortes de Cima (vale visitar o site http://www.cortesdecima.pt/) e que pode ser encontrado no Carone e no posto Moby Dick (Praia da Costa). Segundo Paula Nadler o Chaminé "revela aromas a cereja, frutos silvestres e especiarias, assim como uma agradável frescura que o torna muito atrativo e cativante. Médio de corpo. No paladar, sente-se alguma doçura e uma delicada e generosa fruta; os taninos de suporte presentes fornecem ao vinho um equilíbrio e uma estrutura assinalável. Excelentes sabores, pouco habituais num tinto deste nível de preço. Está pronto a ser bebido mas irá melhorar em garrafa nos próximos 3 anos". Seja lá como for, fica perfeito com um filé alto ao molho de mostarda. País: Portugal - Uva: Aragonez 51%, Syrah 37%, Trincadeira 4 % Touriga Nacional 4%, Cabernet 4% - Produtor: Cortes de Cima - Tipo: Tinto - Preço: Honestos R$45,00. Avaliações: WS: 85, WE: 85, RP: 86, JL: 88.

11 comentários:

Anônimo disse...

hummm

Anônimo disse...

Conheço o Chaminé, e também recomendo.

Salsa disse...

Pois é, bem que eu procurei o tal vinho (Porta reserva)no supermercado indicado, mas nada encontrei. Acabei comprando um pinot noir chileno - Cono Sur - da mesma faixa de preço, que cumpre a sua função social: vinho de combate, que não fará feio se for servido acompanhando as refeições diárias. Vocês observarão o desenho de uma bicicleta no rótulo - indica que vocês poderão chegar em casa em segurança, mesmo se estiverem com suas bikes.
PS -Tenho evitado supermercados, pois eles não primam por zelar dos vinhos. Procurem lojinhas especializadas.

Anônimo disse...

O novo Perim, em Vila Velha, está se esforçando para atender melhor o consumidor de vinho, e acomodando os produtos num lugar diferenciado, como se fosse uma "cave", inclusive com funcionário(me pareceu)treinado para este atendimento. Acho que vale a pena conferir.Não sou especialista, mas parece que o lugar é bem legal.

Anônimo disse...

O Moby Dick tb. está mais carinhoso com as "botijas", como diz BB.

Anônimo disse...

O grande cornetista Buddy Bolden faleceu em 1931. Ou você é uma reincarnação dele ou está se utilizando do nome do falecido para escrever seus artigos! Afinal, quem é este "Buddy Bolden" do Jazzseen? De qualquer forma foi uma satisfação ver o blog de novo em atividade.

figbatera disse...

É, apesar da ausência do j.lester, o blog está se movimentando de novo (lentamente);
O Salsa tem razão quanto à compra de vinhos em supermercados; geralmente eles não têm o cuidado necessário com o armazenamento e outros "tratos" que o vinho requer.

Anônimo disse...

Há supermercados e supermercados.

Anônimo disse...

E o jazz que é bom...necas?

L. Maür

figbatera disse...

Não reclame, L.Maur, o "slogan" do blog é "Jazz, vinhos e livros finos com letras grandes" (veja lá em cima) e, portanto, ainda precisamos falar aqui de tais livros...eheheh!
ps.: que fique claro, ADORO JAZZ!

HMF disse...

Boa escolha. Se tiverem oportunidade experimentem o "Incógnito" - Cortes de Cima. Esse sim um vinho de excelência, capaz de produzir no mais exigente paladar uma sensação majestosa....

Cumprimentos de Portugal,
Helder Matos Fernandes