17/04/2009

Brothers

Foi com os irmãos Gap e Chuck Mangione que o saxofonista Sal Nistico gravou pela primeira vez. O álbum, gravado em 1960, tinha por título o nome do grupo, The Jazz Brothers. Gap, competente pianista que inicia os estudos por conta própria, aos vinte anos aprimora sua técnica ingressando na Syracuse University. Na década de 1960, forma com o irmão Chuck o quinteto The Jazz Brothers. Com a saída de Chuck, Gap estabelece seu próprio trio, gravando eventualmente com o irmão. Chuck, trompetista brilhante que se tornou uma celebridade pop e vendeu muitos discos na década de 1970, iniciou a carreira tocando por diversão em Rochester ao lado de músicos profissionais como Kai Winding, Jimmy Cobb, Ron Carter, Sam Jones e Dizzy Gillespie. Habilidoso com o trompete, estuda na Eastman School e passa a trabalhar profissionalmente com bandas importantes, como as de Woody Herman, Maynard Ferguson e Art Blakey. Desistindo de atingir seu modelo inicial, Dizzy Gillespie, passa a construir seu estilo num misto de Clifford Brown e Miles Davis, não chegando a atingir nem a integridade técnica do primeiro nem a originalidade estética do segundo. Mais tarde, Chuck decide dedicar-se exclusivamente ao flugelhorn, instrumento com o qual atinge grande sucesso de público, não sem sacrificar o interesse melódico e rítmico de sua música. Com melodias simples e cativantes, muitas delas embebidas na contribuição latina, Chuck leva o jazz mais acessível ao grande público e auxilia a consolidar definitivamente o flugelhorn como um instrumento de jazz. Embora bem sucedido comercialmente, Chuck sempre esteve ativo como professor e promotor do jazz, demonstrando que um instrumentista de primeira linha pode sim ter uma conta bancária estável, bastando, para isso, que faça as concessões adequadas. Para os amigos fica a faixa Just You, Just Me , retirada do álbum Hey Baby!, gravado em 1961 com seu irmão Gap ao piano, Sal Nistico no sax tenor, Steve Davis no contrabaixo e Roy McCurdy na bateria. Hard bop de boa safra.

8 comentários:

Salsa disse...

Muito bom, Lester. Essa foi do baú. Confesso que sempre torci o nariz para o trabalho de Mangione, mas esse está excelente.
Valeu a dica.

Andre Tandeta disse...

Mr. Lester,
um disco de Mangione que eu recomendo é "Chuck Mangione Live",gravado em 1972. O grupo que esta com ele é de grandes musicos, todos ex alunos da Eastman School of Music ,em Rochester no estado de New York.São eles:Gerry Nyewood,saxes tenor e soprano,Tony Levin,contrabaixo eletrico e Steve Gadd ,bateria.
Altamente recomendavel.
Abraço

John Lester disse...

Obrigado amigos, pelas dicas e pelos elogios.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Lester, não resisti e corri atrás. Encontrei outros dois também exelentes:The jazz brothers (29/08/1960 - quando eu completei 1 ano) e Spring fever (28/11/1961). O time é o mesmo. Show de bola.

John Lester disse...

Bons tempos, não é?

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Caraca, meu! estou ouvindo um solo emocionante de Sal Nistico em What's new?, no disco Spring fever. Mangione também manda muito bem.
Acho que vou aproveitar e deixar isso lá no meu quintal. Tá muito bom.

thiago disse...

flugel é sinistro

Predador disse...

Enfim jazz!!!