23/10/2009

Charlie Johnson (1891-1959)

Pianista e líder de orquestra do Classic Jazz, Charlie "Fess" Johnson nasceu em 21 de novembro na Philadelphia, Pennsylvania. Aprendendo música por conta própria, passa algum tempo tocando trombone nos arredores de New York, voltando-se mais tarde para o piano, instrumento que não dominaria como solista, embora revelasse competência como acompanhador. Terminada a Primeira Guerra, muda-se para Atlantic City, formando diversas pequenas bandas, sempre constituídas de excelentes músicos, como Jabbo Smith, Edgar Sampson, Roy Eldridge, Sidney De Paris e Benny Carter - é com a banda de Charlie que Carter realiza sua primeira gravação, em 1927 ou, segundo outros, 1928. Em 1925, Charlie é contratado por um dos melhores clubes de New York, o Small's Paradise, onde permanece por uma boa década. Apesar disso, grava muito pouco durante sua carreira, ao contrário de outros líderes de banda de sua época, como Fletcher Henderson e Duke Ellington. Infelizmente, por volta de 1938, Charlie não consegue manter sua banda, o que o leva a tocar piano em pequenos clubes de New York e arredores. Muito doente, é obrigado a afastar-se da música na década de 1950, até sua morte, em 13 de dezembro. Para os amigos fica a faixa You Ain't The One , com Jabbo Smith, Sidney De Paris (t), Charlie Irvis (tb), Ben Whittet (cl, as), Benny Carter (cl, as, arr), Edgar Sampson (as, vln), Benny Waters (as, ts, arr), Bobby Johnson (bjo), Cyrus St. Clair (tba), George Stafford (d), Monette Moore (v).

13 comentários:

John Lester disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John Lester disse...

Bela homenagem Mr. Bravante.

Grande abraço, JL.

PREDADOR.- disse...

A era "jurássica" do jazz está sendo resgatada pelo blog jazzseen. Isto é muito bom, pois os neófitos, bem como os "paraquedistas", terão um pouco mais de conhecimento da história do jazz, especialmente de seus músicos (Valaida Snow, Benny Goodman, Charlies Johnson...) e músicas. E Teri Thornton quando merecerá atenção dos articuladores desse blog???? Fica a sugestão.

Érico Cordeiro disse...

Ô seu Mr. Lester,
Apertem os cintos, o comentário de Mr. Bravante Sumiu!!!
Ótima resenha, prá variar.
Não conhecia esse astro dos primórdios, mas é sempre muito bom saber como o jazz evoluiu, graças ao trabalho desses grandes músicos/desbravadores.
Abração!!!!

Frederico Bravante disse...

É assim, há povos que registram e promovem seus artistas, através de iniciativas privadas - visando primordialmente o lucro - e estatais - visando essencialmente o imperialismo cultural, afinal, nada como difundir a boa música para dominar territórios alheios.

Nos EUA sempre foi assim e muito do ódio que alguns xenófobos nutrem pelos yanks é exatamente em função da excelente música popular que conseguiram produzir e da ótima divulgação que lograram efetuar.

Enquanto isso, por aqui, quem consegue um lp 78' de Zé da Velha?

Que o diabo os carreguem, seus nacionalistas vulgares.

Salsa disse...

Tou ligado, mr. Bravante. Coincidentemente, eu também postei um bom dixie, mas gravado nos 50. Abraços,

thiago disse...

banda bizarra

Augusto Carlos disse...

Lester, quem é esse russo aí no video?

Valeu!

Érico Peixoto disse...

Excelente. Tenho grande interesse pelas priscas eras jazzísticas, e esta indicação veio bem a calhar.

Abraços a todos.

John Lester disse...

Prezado Mr. Peixoto, obrigado pela visita.

E o russo do vídeo vai ganhar resenha, em breve.

Grande abraço, JL.

W.O.Larsen disse...

Amigos de Jazzseen:

Hemos linkeado vuestro blog en el nuestro y nos gustaría tener un link en el de ustedes.
Desde ya, muito obrigado...

musicadesobrevivencia.blogspot.com

John Lester disse...

Prezado Mr. Larsen, providenciarei para que meus assistentes façam uma imediata avaliação de seu blog e, após aprovação do Conselho, seja feita sua vontade.

Grande abraço, JL.

pituco disse...

mr.bravante,

obrigado pela resenha e indicação...precisamos ter ouvidos históricos também.

e por favor,
qual a diferença entre ragtime,dixie e charleston?

o cinema mudo e o jazz caminhavam juntos, não é isso?

abraçsons pacíficos