02/02/2010

Crianças e cachorros

Todos já viram alguma foto sua. Eu adoro essa aí, das três senhoras passeando no parque. Filho de imigrantes russos, Elliott Erwitt nasceu no dia 26 de julho de 1928, passando os primeiros anos de vida na Itália. Aos dez anos, muda-se para Paris e, em seguida, tranfere-se para New York, onde vive dois anos, até fixar-se em Los Angeles. Enquanto estuda na Hollywood High School, Elliott trabalha num laboratório, revelando fotografias de astros do cinema. Em uma de suas viagens exploratórias por New York, tem o privilégio de conhecer Edward Steichen, Robert Capa e Roy Stryker, que admiram seu trabalho e passam a mentores do curioso discípulo. No entanto, é em 1949 que inicia sua carreira profissional em viagens pela Itália e França. Em 1951, recrutado pelo Exército dos EUA, consegue conciliar a carreira com o serviço militar, passando por New Jersey, Alemanha e França. Em 1953, dá baixa e recebe o convite de Robert Capa para integrar a Magnum Photos, um de seus fundadores. Quinze anos depois, passa a condição de presidente da prestigiada agência, cargo que voltaria a ocupar mais duas vezes. Atuando nos mais diversos campos da fotografia, desde a artística até a publicitária, Elliott encanta pelo humor e ironia com que flagra o cotidiano, ora denunciando o absurdo humano, ora revelando a beleza da vida. Ainda na ativa, continua fotografando para a imprensa e para agências de publicidade, sem falar de seus inúmeros livros e exposições realizadas nos maiores museus e galerias do mundo. Não bastasse, Elliott arisca-se em outras áreas, elaborando uma série de documentários, tais como Beauty knows no pain (A beleza desconhece a dor) e The glassmakers of Herat (Os sopradores de vidro de Herat) e produzindo uma série de especiais para a TV. Elliott gosta de crianças e cachorros.

13 comentários:

thiago disse...

bebedouro sinistro

Internauta Véia disse...

Gosta de crianças e cachorros...eu tb.,desde que as crianças sejam pequenas, já os cachorros, podem ser de qualquer tamanho!

Fiquei horas vendo as fotos...!

Bebedouro sinistro mesmo...

Salsa disse...

Pois é,
Eu nasci em barra de são francisco e mudei para montanha. Depois fui pra mucurici e, em seguida, colatina. Enfim, stanquei em Vitória...
tinha um cão em minha casa, viralatíssimo. Lembro-me de alergias e larva migrans. Prefiro=os na selva.

Carioca da Vila disse...

"Tres senhoras" é muito bom!
Elliot Erwitt, um mestre...
Valeu, Lester!

Vagner Pitta disse...

A fotografia artística por aqui também?

mais um fotógrafo pra minha listinha de pesquisa

Amo fotografia!!! Só que falta-me tempo pra pesquisar e estudar mais esse mundo...(snif)

A foto do Bebedouro é do mesmo Elliot?

John Lester disse...

Prezado Mr. Pitta, como vai?

Sim, a fantástica foto do bebedouro é de Mr. Erwitt. Um dilacerante flagrante de um dos mais abomináveis momentos de nossa história recente.

Ela nos dá muito o que refletir sobre nossa condição atual. Quantos erros não praticamos hoje sem que nem mesmo nos demos conta?

Grande abraço, JL.

Érico Cordeiro disse...

Mr. Lester,
Essa foto do bebedouro é incrível.
Poucas vezes o provérbio "uma imagem diz mais que mil palavras" foi tão pertinente.
Não conhecia o trabalho de Mr. Erwitt - será que ele também fotografou músicos de jazz?
Falando nisso, sugiro uma passada pelo blog da fotógrafa espanhola Esther Cidoncha. É simplesmente deslumbrante!!!
Tem um link no jazz + bossa - recomendo a todos os amigos. E ela é uma simpatia de pessoa, responde os comentários em português - o Fig já deu uma passada por lá e ficou encantado.
Abração!

pituco disse...

master lester,

parafrasenado o comentarista thiago...

essa sim, uma foto sinistra (a do bebedouro)

abraçsons

Mama. disse...

A-BO-MI-NA-VÉL, incrível que algum dia isto tenha acontecido! Refiro-me, claro, à foto "sinistra"!!!E não apenas os bebedouros são separados, como tb. o dos "colored"( e aí estaríamos todos nós, latinos, discriminados do mesmo modo)é apenas uma pia comum, bem inferior ao dos "white".
NOJO!!!!

Andrea Nestrea disse...

incrível e fascinante as imagens que os olhos desse homem registraram!!
vale ver e rever!!!

olmiro muller disse...

Quem explica o fato de um negro ser o atual presidente dos EUA?
A foto em pauta é de fase bem anterior à atual. Deixaram os nossos "irmãos" do norte de ser racistas?

John Lester disse...

Prezados amigos e amigas, o que mais chama a atenção não é a foto do bebedouro que, se não me falha a memória, é de 1954. O que mais chama a atenção são as fotos sinistras tiradas hoje.

Grande abraço, JL.

APÓSTOLO disse...

Postagem mais que importante, seja pelo fotógrafo maior focalizado, seja pelo que encerra da condição (ou falta de) humana.