26/03/2010

Lenda viva: Don Sebesky - Tributo a Bill Evans

Quase todos são capazes de suportar com certa facilidade a desgraça dos outros, mas pouquíssimas pessoas toleram sinceramente o sucesso alheio. Este é o caso de Don Sebesky com relação a Bill Evans. Verdadeira lenda viva, Sebesky trabalhou com músicos como Maynard Ferguson, Stan Kenton, Gerry Mulligan, Bill Russo, Wes Montgomery, Freddie Hubbard, Toots Thielemans, Kenny Burrell, Buddy Rich, Paul Desmond, Hubert Laws, Randy Weston, Milt Jackson, Sonny Stitt, Jim Hall, Charlie Mariano e Chet Baker, entre muitos outros. Nascido em New Jersey no dia 10 de dezembro de 1937, Sebesky começou seus estudos musicais aprendendo acordeão, passando em seguida para o piano. Durante a década de 1950, na Manhattan School of Music, estuda o trombone com Warren Covington, além de composição. Nesse mesmo período, toca e produz arranjos para uma série de bandas, entre elas as de Kay Winding e Claude Thornhill. Na década seguinte dedica-se aos arranjos, embora ainda tocasse esporadicamente. Sua associação com o produtor Creed Taylor resultou numa série de álbuns de sucesso, muitos deles com forte apelo popular, lançados pelas gravadoras Verve, A&M e CTI. Na década de 1970, Sebesky volta-se para a elaboração de trilhas sonoras para o cinema, sem nunca abandonar o jazz, seja tocando ou produzindo arranjos. É por essa época que começa a lecionar, o que o incentiva a escrever o livro The Contemporary Arranger (1975), além de experimentar algumas composições na seara da música clássica. Elegante e preciso, Sebesky é um dos mais respeitados e requisitados arranjadores do jazz, sabendo como poucos explorar as características técnicas dos instrumentos e as habilidades dos executantes. Não bastasse, em 1997 Sebesky elabora um magnífico tributo a Bill Evans - o melhor que já ouvi - cercando-se de músicos como Joe Lovano (ts), Tom Harrell (t), Larry Coryell (g), Marc Johnson (b) e Joe LaBarbera (d). Para os amigos fica a faixa Waltz For Debby, num elogio sincero à música de Bill.                



.

7 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Muito bem, Mr. Lester!
Arranjadores não são lá muito lembrados no universo do jazz e Sebesky é dos maiores!
O Fig, fã do homem, vai gostar bastante!
Não conheço o disco em epígrafe (gostou do "em epígrafe"), mas já tá na listinha!
Abração!

Andre Tandeta disse...

Mr. Lester,
a tal "natureza humana",expressão das mais cretinas mas que resume bem assunto, é essa mesma : eu,eu, eu e mais eu ,se sobrar alguma coisa é pra mim mesmo. E que os outros se danem. Felizmente algumas exceções de tempos em tempos aparecem.
Do que conheço de Don Sebesky destaco o maravilhoso disco de Milt Jackson "Sunflower" com arranjos muito bonitos e ousados. Esse é um super disco com a participação de Freddie Hubbard e Herbie Hancock. Impedivel.
Abraço

HotBeatJazz disse...

Ô¬Ô

Salve Lester,

este álbum é fabuloso! Concordo com o Tandeta, Sunflower é um discaço. Mas também chamo a atenção para o "Full Cycle" que ele gravou em 84, tem uma outra visão para o Waltz For Debby, além de Naima, All Blues, Un Poco Loco....enfim sómente clássicos, o álbum está lá no Hotbeatjazz dando bobeira....
Enfim, grande lembrança, parabéns!

Ô¬Ô

pituco disse...

master lester,

curto pacas jazz ensembles...don sebesky, gil evans, quincy jones, toshiko akiyoshi...enfim, arranjos piramidais.

abraçsonoros e pacíficos

John Lester disse...

Prezados amigos, obrigado pelas presenças fiéis e comentários esclarecedores. E, realmente Mr. Cordeiro, sempre preferi epígrafes a epitáfios, sobretudo quando se referem a mim.

E, Mestre Tandeta, já estávamos sentindo sua falta por aqui. Há quem comente na boca pequena que você tem gasto todo o seu tempo lendo as imensas e excelentes resenhas de Mr. Cordeiro. Mas, cá entre nós, é um tempo muito bem gasto!

Grande abraço, JL.

Andre Tandeta disse...

Mr. Lester,
realmente o blog do Erico é um lugar que sempre vou. Mas gostaria de esclarecer que tenho vindo aqui mas não tenho deixado comentarios. Estou,digamos,enfastiado das minhas rabugices,de resto totalmente desprovidas de sentido. Tenha certeza que gosto muito de ler o que o Sr e seus colaboradores escrevem,sempre excelentes textos,mesmo quando curtos como esse acima sobre Don Sebesky.
E,Mr .Lester,por favor, não sou mestre nem de mim mesmo.
Abraço

figbatera disse...

Como bem lembou o Érico, sou mesmo fã do homem; não que conheça ou pesquise toda a sua obra, mas só pela composição de Yesterday Dream ele já merece destaque.
Essa música me toca profundamente.
Abraço a todos!