08/09/2010

Jazzseen recomenda: O Chefe, de Ivo Patarra

Compre na Livraria da Folha
ou
Leia gratuitamente no site do autor

8 comentários:

thiago disse...

sinistro

pituco disse...

master lester,

peço licença em tua postagem pra tratar de um assunto anterior...as primeiras versões de body and soul

bom...logo após as explicações do master apóstolo, divulguei as estatísticas no site de relacionamento, facebook.

ocorre que, em seguida, um colega virtual, marcelo maldonado, trouxe-nos uma nova informação...a de que a primeira gravação de body and soul é de 1930, feita na inglaterra pela orquestra de jack hylton e nos estados unidos por paul whitman...acrescentando que no teatro foi apresentada pela primeira vez pela atriz/cantora libby holman...

segue link, gentilmente cedido pela amiga andrea g.castro neves, com os áudios supra citados...

http://www.mediafire.com/download.php?vfqsghdgttbxy4h

master apóstolo poderia confirmar essa informação?...desde já obrigado pela atenção.

abraçsonoros
ps.obrigado master lester.

John Lester disse...

Prezado Mr. Pituco,

Extremamente interessantes suas anotações. Valem, mesmo, uma pesquisa de fontes.

Eu, para escrever minhas resenhas, tenho por hábito consultar apenas obras impressas de renomados autores, o que não quer dizer que estejamos totalmente isentos de falar bobagens ou propagar informações inidôneas. Mas, ainda assim, tenho tomado a internet sempre com muita cautela, como fonte secundária, o que não lhe retira sua importância como tal.

Apenas ilustrando: no interessante site www.jazzstandards.com/ , em sua seção 'songs' , verificamos que Body and Soul consta como sendo o standard número 1 do jazz. Não sei bem o que isso quer dizer, afinal, no livro Jazz Standards, publicado pela Hal Leonard Co., Body and Soul nem aparece entre os 252 temas apresentados.

De qualquer forma, os fatos nos impedem de negar que Body and Soul é, pelo que tudo nos indica, um dos temas preferidos da 'velha escola'. Já 'Round About Midnight, pelo que tenho visto, permanece até hoje como um tema que, vira e mexe, os músicos de jazz resolvem recordar.

Mas, voltando ao site: clicando em Body and Soul, verificamos uma série de informações significativas, algumas delas até mesmo baseadas em fontes bibliográficas, outras, infelizmente, não. Veja que Louis Armstrong e Benny Goodman já haviam gravado Body and Soul antes da gravação clássica de Coleman Hawkins, em 1939.

É isso, vivendo e aprendendo. Grande abraço, JL.

APÓSTOLO disse...

Prezados JOHN LESTER e PITUCO:
Vamos aos "apontamentos" sobre as gravações de "Body And Soul" (a menos que sejam "desenterrados" novos documentos).
01 - O tema foi composto em 1929 por JOHNNY GREEN, com letra de ROBERT SOUR, FRANK EYTON e EDWARD HEYMAN, como parte do espetáculo musical de 1930 "Three's A Crowd", em que foi interpretado pela atriz e cantora LIBBY HOLMAN.
Mas antes mesmo do registro oficial da canção, ela foi gravada em 16/abril/1929, ao piano, por CARROL GIBBONS.
02 - Ainda precedendo a gravação de COLEMAN HAWKINS pelo selo "econômico" da RCA ("Bluebird") em 11 de outubro de 1939, que se tornou um ícone do JAZZ, diversos outros músicos gravaram o tema, como a seguir.
03 - em 1930 PAUL WHITEMAN e orquestra, ANNETTE ANSHAW, JACK FULTON, LOUIS ARMSTRONG (mais tarde em 1932);
04 - em 1933 por EDDIE SOUTH e em 1935 pelo trio de BENNY GOODMAN, assim como pelo grande HENRY "RED" ALLEN;
05 - em 1937 pelo "Quinteto do Hot Club de France", por FRANK TRUMBAUER e por ART TATUM;
06 - em 1938 por ROBERT "BOB" ZURKE;
07 - em 1939 e ainda antes de COLEMAN HAWKINS, gravaram "Body And Soul" ROY ELDRIDGE (em 05/agosto) e TEDDY WILSON (10/agosto).
Quanto a gravação anterior por JACK HYLTON (nascido em 02/julho/1892, em Great Lever, cidade próxima a Bolton, em Lancashire, iniciado na musica por seu pai e com estréia profissional como cantor e "assistente" de pianista, mais tarde líder de "big band" com 21 integrantes - originalmente intitulada "Jack Hylton Rhythmagicians", mais tarde "Hylton's Hyltonians" e que gravou bastante - no mesmo estilo de PAUL WHITEMAN, tendo como arranjador o britânico AL STARITA e na qual chegou a atuar TED HEATH), desconheço. A história de JACK HYLTON, sua banda, suas gravações, concertos (em que recebeu ne Inglaterra inclusive COLEMAN HAWKINS e foi condutor de sua orquestra para apresentações de MAURICE CHEVALIER em solo britânico), pode ser bem apreciada no trabalho de Albert McCarthy "The Dance Band Era - The Dancing Decades From Ragtime To Swing, 1910 - 1950" (1971, U.S.A.), em que o Autor percorre a época no Reino Unido.
É o que tenho em meus alfarrábios, sempre prontos a receber mais informações.

John Lester disse...

Mestre Apóstolo, fala sério!

Obrigado pela edulianas notas.

Grande abraço, JL.

Roberto Scardua disse...

Finalmente encontrei o comentário perdido!

Espero que Mestre Pituco também o encontre.

Valeu!

pituco disse...

master apóstolo,

primeiro, desculpe pela insistência...fiz confusão em qual postagem havia comentado...obrigado pelos esclarecimentos.

master lester,
desculpe pela minha confusão...comentei nesse post, assunto de outro...prestarei mais atenção, a partir de agora, nessas navegações pelos blogs

abraçsonoros

Anônimo disse...

If you desire to get much from this post then you have to apply these strategies to your
won website.

my blog post: ford ranger forum