04/09/2010

Lenda viva: O estranhíssimo desaparecimento de Zecalouro

Milhares de visitantes têm consultado o Jazzseen acerca do desaparecimento de nosso amigo Zecalouro, ou Zeca Louro como querem alguns. Afinal, qual o paradeiro do responsável pelo blog Loronix, visitado por mais de 3.000 pessoas por dia, ávidas pelos milhares de álbuns raros de MPB ali postados, com belas capas e links para downloads em MP3?

Certos tipos apostam em sua morte, outros em algum profundo estado de coma ou, na melhor das hipóteses, afastado de suas atividades virtuais em função de alguma doença terminal que lhe teria imobilizado todo o corpo. Creio que, felizmente, os pessimistas estão errados. Segundo a revista Carta Capital, Zecalouro está vivo e passa bem. Foi até entrevistado, vejam só: “Acho estranho jogar na rede o trabalho de alguém que ficou dez anos sem gravar e agora fez um disco. É sacanagem”, afirma Mauro Caldas, de 44 anos, integrante de banda punk no Rio de Janeiro dos anos 80, que hoje trabalha em informática e é o único dos blogueiros entrevistados a abrir publicamente sua identidade. Ele usa o codinome Zeca Louro no Loronix, um dos mais atuantes e abrangentes blogs musicais do Brasil. Escrito em inglês, recebe em média 3,2 mil visitas por dia e já foi acessado em 191 países, segundo Caldas. “Loronix só publica o que é antigo, sem nenhuma possibilidade comercial. Essa distinção a indústria sabe fazer muito bem”, diz, para justificar o fato de nunca ter sido incomodado ou ameaçado. Ao contrário: “Gente da indústria vem até mim, pergunta se tenho determinado disco, pede a capa se vai relançar. Eu colaboro”. (Leia o resto da entrevista sobre pirataria aqui).

Outros rastros de Zecalouro podem ser encontrados no site Clube de Jazz, onde verificamos que o desaparecido está trabalhando com Maria Luiza Kfouri, a responsável pelo belo site Músicos do Brasil. Vejam o que ela diz sobre seu novo projeto, a Enciclopédia InstrumentalPor causa do Discos do Brasil acabei por conhecer um carioca louco por música, Fernando Barcellos Ximenes. Ele já tinha um grande banco de dados de instrumentistas brasileiros e há muito tempo projetava fazer um recenseamento dos músicos do Brasil. Ele me propôs juntarmos nossos trabalhos e nós entramos no edital de seleção de patrocínios da Petrobras em 2005/2006. Nosso projeto foi selecionado e, daí, foi só arregaçar as mangas e começar o trabalho. Fernando chamou Mauro Caldas, o Zecalouro do blog Loronix, para coordenar a parte de tecnologia e, assim, fomos construindo a Enciclopédia.

Assim sendo, só nos resta desejar sucesso ao amigo Zecalouro em seu novo projeto, amigo que tanta felicidade musical nos proporcionou através do Loronix. Em sua homenagem, deixamos a faixa  So Nice Summer Samba , com o trompetista Doc Severinsen. E antes que algum leitor mais ortodoxo diga que Doc não é músico de jazz, argumentamos que alguns álbuns gravados pelo trompetista são a 'cara' do Loronix, como o Swinging & Singing, de 1966.


Doc Severinsen nasceu em Arlington, Oregon, no dia 7 de julho de 1927. Iniciou os estudos musicais aos 7 anos e, em menos de um ano, já tocava o trompete tão bem que passa a integrar a banda do colégio. Aos 12, vence o Music Educators' National Contest e inicia sua vida de músico profissional, apresentando-se com a orquestra de Ted Fio Rito. A partir de 1945, após terminar os estudos secundários, atua em uma série de big bands, entre elas as de Tommy Dorsey, Charlie Barnet e Benny Goodman. Aos 22 anos, muda-se para New York, onde passa a trabalhar para a NBC e atuar como músico de estúdio, gravando ao lado de cantoras como Dinah Washington e Anita O'Day. Em 1952, é contratado pela orquestra de Skitch Henderson, com a qual se apresenta no famoso programa Tonight Show, de Steve Allen.

Em 1962, quando Johnny Carson assume o programa, Doc fortalece sua posição na orquestra, permanecendo ligado ao Tonight Show por mais de 25 anos e tornando-se, assim, um dos trompetistas mais conhecidos dos EUA. Ainda na década de 1960, Doc grava uma série de álbuns de Swing para a gravadora Command. Ainda no final da década, passa a gravar uma série de álbuns com forte apelo popular, embora eventualmente volte-se ao bom e velho Swing, como em 1985, quando grava o álbum The Tonight Show Band, recebendo o Grammy de Best Jazz Large Ensemble Recording.

Depois da saída de Carson, em 1992, Doc é dispensado do Tonight Show. Decide então reunir os melhores instrumentistas da antiga banda do programa e sair em turnê pelo país. Entre seus músicos, vale destacar os trompetistas Conte Candoli e Snooky Young e os saxofonistas Ernie Watts e Bill Perkins. Como se não bastasse, Doc atua ainda como maestro em diversas orquestras sinfônicas, realiza uma série de workshops sobre seu instrumento, apresenta-se como líder em pequenas formações, sem falar que desenha e fabrica trompetes. Verdadeira lenda viva, com agenda cheia até 2011!

Para os amigos fica uma segunda faixa, After You've Gone , retirada do álbum Tempestuous Trumpet, gravado em 1961. E, para os amigos do Zecalouro, seguem aqui os álbuns 1 e 2. Boa audição!

11 comentários:

Salsa disse...

Enfim, na ativa. Layout novo e coisa e tal. Maneiro.
Quanto ao Zeca, chegaram a me dizer que ele teria sido preso e se matado em função de um processo milionario por direitos autorais. Bom saber que não é nada disso.
Já o severino, por sua vez, tem aquele sopro da era do swing - solar. Gostei.
Bom retorno, mr. Lester.

Naura Telles disse...

Que bom que você voltou. Beijos!

Érico Cordeiro disse...

Ouvi dizer que o Zeca Louro foi visto, amarrado e amordaçado, em um sshow de Ivete Sangalo, Bruno & Marrone e Luan Santana - tortura que lhe foi cruelmente imposta pela indústria fonográfica, preocupada com a sangria de bilhões de dólares que o Loronix lhe havia impingido!
Ah, Mr. Lester, agora já dá prá comprar o "Confesso que ouvi" pela internet, na Livraria Poeme-se. O link é:
http://www.estantevirtual.com.br/poemesse/erico-Renato-Serra-Cordeiro-Confesso-Que-Ouvi-34977601
Abração - e ótima resenha (só conhecia o Severinsen de nome e nada tenho dele!

pituco disse...

master lester,

primeiramente, congratulações pelo trabalho gráfico do jazzseen...piramidal

segundamente, obrigadão por nos notificar o paradeiro de mr.zecalouro

terceiramente, parabéns pelo projeto 'músicos do brasil'...lá pelos idos oitentistas do século anterior, apresentei um projeto similar que não foi aprovado nem por âmbito de empresas privadas, bem como instituições públicas...resgatar a estória de nossos músicos, assim como tão bem fazem os norte-americanos...hoje temos essa oitava maravilha da humanidade, internete, que facilita pacas isso...rs

e quadrupidamente,
ouvirei a radiola na sequência...

abraçsons

pituco disse...

errata,

onde lê-se quadrupidamente...leia-se, quadrilateramente.

obrigatô
abraçsonoros

John Lester disse...

Prezados amigos, que bom estar novamente com vocês.

É isso mesmo, Mr. Salsa, os norte-americanos também têm lá seus Araquens Peixotos. E quem poderia dizer que, lá no fundo escuro de um bar, com uma boa companhia, com um bom drink, não cai bem o som de um Severino ou de um Araken? Quem?

E, Mr. Cordeiro, prolataremos nova chamada para o Confesso que vivi (pura emoção), com o devido endereço para aquisição.

E, Mr. Pituco, eu diria que, pentalateralmente, nossa amiga Kfouri está mesmo de parabéns. Um guia de nossos músicos, sobretudo instrumentistas, é o que há, como diria nossa amiga Marília.

Internauta Véia. disse...

Sabia que vc. ia dar notícias do Zecalouro...!
Que bom , nada de sinistro aconteceu com ele, pelo contrário!

Deixa eu ir, que tenho encomendas a entregar...

Parabéns pela nova"cara" do blog,e o conteúdo, como sempre, nota MIL!!!

PS. Bom saber o endereço para compra do CONFESSO QUE OUVI.

Ps.II(para Mr; Pituco: que tal "quartamente"?

Frederico Bravante disse...

Musiquinho de segunda, não é mesmo Predador? Afff!

Danilo Toli disse...

Eu conheço o Zeca e está tudo bem com ele sim. Adorei esse Severinsen, bom demais!

Anônimo disse...

so quero saber de uma coisa que e muito importante para todos nos o loronix volta ou nao volta?silvestre908@itelefonica.com.br obrigado se me responderem

Luiz disse...

Sinto informar que essa entrevista do Zeca é muito antiga, mais de 4 anos, e o trabalho na enciclopédia tambem é antigo. Para mim que conheci o Zeca pessoalmente e era, junto com Caetano(que já faleceu)um dos frequentadores e fornecedores do Loronix, ele continuao desaparecido, infelizmente.