31/05/2011

Lenda Viva - Randy Weston

Como se poderia prever que um excelente pianista do Hard Bop transformar-se-ia num dos mais importantes compositores da Fusion? Nascido no dia 6 de abril de 1926 em New York, Randy Weston cresceu no Brooklyn, bairro extremamente musical: primo de Wynton Kelly, vizinho de Eddie Heywood, é trabalhando num restaurante que conhece alguns grandes músicos do Bebop, como Max Roach, Duke Jordan, Cecil Payne e Thelonious Monk, uma de suas maiores influências. Decidido a tornar-se músico, Randy inicia tocando em bandas de Rhythm & Blues, absorvendo os novos rumos do jazz naquela década de 1940, dominada pelo Bebop. Ao mesmo tempo, dedica-se a estudar os ritmos africanos e caribenhos, elementos que seriam fundamentais em suas futuras composições. Após algum tempo trabalhando com Eddie 'Cleanhead' Vinson e Kenny Dorham, Randy torna-se um dos primeiros músicos a assinar com a Riverside, gravando seu álbum de estréia em 1954. Nos anos seguintes, gravaria uma série de excelentes álbuns dentro do contexto Hard Bop, até que, em 1961, grava com sua big band Uhuru Afrika, álbum repleto de influências africanas, com letras de Langston Hughes e arranjos de Melba Liston. Entre os solistas, vale destacar Freddie Hubbard, Yusef Lateef, Max Roach e Babatunde Olotunji. No mesmo ano, inicia suas viagens à África, visitando a Nigéria.

Definitivamente respeitado como compositor, seu estilo ao piano torna-se cada vez mais percussivo, eclético e abrangente, contando com colorações que vão desde o boogie-woogie até o bebop, passando pelo blues e pelos complexos ritmos africanos. Após trabalhar algum tempo com Booker Ervin e Ed Blackwell, ainda na década de 1960, Randy cria seu próprio selo, o Bakton, de vida curta diante do panorama musical da época. Decide então passear por quatorze países da África, estabelecendo-se em Marrocos, em 1968, retornando aos EUA apenas em 1973.

Retomando seus trabalhos com big band, Randy grava Blue Moses, Tanjah e The Spirits of Our Ancestors, este último com arranjos de Melba Liston e solistas memoráveis, como Dizzy Gillespie, Dewey Redman e Pharoah Sanders. Para os amigos, ficam algumas faixas retiradas de seu álbum With These Hands, gravado para a Riverside em 1956. Com Randy estão Cecil Payne (bs), Ahmed Abdul-Malik (b) e Wilbert Hogan (d). Hard Bop de alto nível feito por uma lenda viva da Fusion.

7 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Master Lester,
Esse pianista é fabuloso - e o disco enfocado é sensacional!
Obrigado por lembrar do jazzbarzinho na sessão "Jazzseen Recomenda" - é uma honra figurar em espaço tão nobre!

PREDADOR.- disse...

Bom disco do Randy, mr.Lester. Este vale a pena. Agora sim, você recobrou a sanidade. Chega de "lightcaps".

John Lester disse...

Prezado Mr. Cordeiro, sempre haverá um tambor para você em nossa Banda de Congo Jazzseen. E, Mr. Predador, Mr. Lightcap é um bom menino, você é que implicou com ele.

Grande abraço e vivas à lenda viva Randy Weston!

Internauta Véia disse...

Adoro!!! Piano é tudo, e Randy Weston
perfeito!
As faixas são lindas...

John Lester disse...

Sim Inernauta, eu também prefiro essa fase mais 'pura' de Weston à exuberante coloração afro das fases posteriores.

Um delicioso álbum.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

serenade in blue é comovente. Bom de ouvir enquanto reluto em acabar com a última taça do Carpe Diem...
obrigadão, meu velho.

APÓSTOLO disse...

Bela escolha de gravação, dentro da vasta obra de RANDY, tão excelente compositor quanto pianista = um MÚSICO !