31/10/2011

Dick Garcia: Message From

Há quem diga que o artista é fruto das influências que o cercam e, quanto a isso, não parece haver muita celeuma. O que angustia e aflige, sobretudo ao amigo e baterista angolano Alex Marretta, o maior especialista em congo de Copacabana, é que alguns músicos saiam tocando impunemente por aí, sem nunca terem estudado música. "Isto é um absurdo, isto é mentira, isto é impossível!" gritava Mr. Marretta diante de seus jovens e dedicados alunos de sino de igreja - sim, Mr. Marretta é também um dos últimos devotados mestres de sino de igreja do Brasil. Sua ONG Bate o Sino Pequenino tem sido responsável pela convocação de milhares de bons católicos, mediante pancadas ensurdecedoras no belo instrumento da fé. O curso de sino, devido à sua enorme complexidade, exige uma semana de aulas teóricas e ao menos dois dias úteis de prática. Já Dick Garcia, guitarrista nascido em New York no dia 11 de maio de 1931, preferiu sair tocando de ouvido seu instrumento aos nove anos de idade. Nascido numa família de músicos, Dick viveu rodeado de guitarristas, entre eles alguns tios e um dos avôs, recebendo suas primeiras aulas formais apenas aos treze anos de idade. Fortemente influenciado pelo guitarrista Charlie Christian, foi em Charlie Parker que Dick encontrou seu modelo artístico. Aos dezenove, Dick já integrava o quarteto de Tony Scott, um dos melhores clarinetistas do Bebop, estilo que quase levou o delicado instrumento à extinção.   

Ainda na década de 1950, Dick trabalhou com músicos como Charlie Parker, George Shearing, Bill Evans e Milt Buckner, entre outros, além de liderar seus próprios conjuntos. Além de trabalhar com Kai Winding e Nancy Wilson na década de 1960, pouco se sabe sobre os rumos tomados por Dick. Para os amigos deixo as faixas Have You Met Miss Jones, If I'm Lucky, Stompin' At the Savoy e Like Someon in Love, retiradas do excelente CD A Message From Garcia, lançado pela Blue Moon na série The Classic Dawn Recordings, onde memoráveis álbuns do selo Dawn estão sendo relançados. Com Dick estão Tony Scott (cl), Gene Quill (as), Bill Evans (p), John Drew (b) e Camille Morin (d). 

Garcia by Jazzland

15 comentários:

Amílcar Lemos disse...

Belíssimo álbum de um grande e esquecido guitarrista. Parabéns John Lester!

John Lester disse...

Prezado Amílcar, que bom lê-lo por aqui. Garcia de fato merece nossos elogios.

Grande abraço, JL.

Naura Telles disse...

Delícia de guitarra!!! Beijo

Andre Tandeta disse...

De ouvido em ouvido.
E se não fosse, não seria.
Abraço

John Lester disse...

Prezados Naura e André, obrigado pelas visitas.

Grande abraço, JL.

Andre Tandeta disse...

E destaco a participação de Gene Quill no sax alto. Um nome pouquissimo falado mas um grande musico. Que tal uma resenha sobre ele, Mr.Lester ? Me parece um musico que o Sr. aprova, estou certo ?

Érico Cordeiro disse...

Muito boa a lembrança de Mr. Garcia, o irmão mais swingante do Jerry Garcia e do Sargento Garcia!
Quanto ao seu paradeiro, há rumores de que Dick tenha abandonado o sobrenome Garcia e adotado o sobrenome Grayson, tendo ido morar em Gothan City, onde trocou a guitarra pelo agogô e montou uma dupla da pesada com o milionário percussionista baiano Carlinhos Bruce Wayne.
Mr. Tandeta, sugestão anotada - tenho alguns discos com o Quill, em especial um com o Phil Woods que é o bicho!
Abração aos amigos da nave Jazzseen!

John Lester disse...

Prezados amigos, que bom que vieram. Mestre Tandeta, realmente aprecio demais a sonoridade de Quill que, segundo às más línguas, não passa de pura imitação de Charlie Parker. Engraçada essa opinião porque eu nunca consegui confundir um com o outro e acredito que nenhum amante sério do Bebop é capaz de confundir o mestre com o discípulo, aliás, excelente discípulo.

E, Mestre Cordeiro, não confunda nossos leitores com tantas informações. Talvez não haja cachaça suficiente para que eles absorvam tudo.

Grande abraço, JL.

Sergio disse...

Este é o guitarrista mais importante no momento pra mim. Porque ainda não conheço-o-o! Favê o quê? Esperar uma doação - que se cum capa vié, vai direto pro lojinha. Quebra esse galho aí, mr. MG John. Pô, pufavô... Eixe de sê turrão. Tá lá o René Thomas te esperndo, cum linki tudo, pô.

Abraços!

Sergio disse...

Agora, falando sério (como diria Chico): c v como a vida é um poço sem fundo de beatitudes, acabo de começar a baixar o Dick Garcia, no soulseek. Mr. Agora só preciso da capa.

Grato!

Internauta Véia disse...

Amei...muito bonitas, as faixas...

pituco disse...

master lester,

curtindo a radiola...que sonzaço...curti pacas if I'm lucky...uau...mr.quill arrebenta mesmo...

e logo mais, como seu marreta, vou bater o sino pequenino, sino de belém...canções natalinas...e assim vou me defendendo...

abraçsonoros
ps. já conhecias???...e nem vinho é...
http://www.youtube.com/watch?v=m_XUA1PKKDQ&feature=related

Flânazz disse...

Bravo e parabéns!

Internauta Véia disse...

Pôxa, deu saudade...
o Jazzseen era bom demais!

Internauta Véia disse...

Continuo com saudade...