16/05/2006

Jazz, música popular ?

.
Roland Kirk mandando ver em três saxes simultaneamente

.
Muitas pessoas dizem que o jazz é música popular, alguns até mesmo a denominam de música folclórica. Será Mesmo ? Popular em que sentido ?
.
Como explicar que:
.
1) Os programas de jazz e as vendas de gravações de jazz não passam de 3% do total ?
2) Os músicos de jazz são extremamente bem treinados em seus instrumentos, coisa que não acontece com a maioria dos músicos da pop music ?
3) Se a música popular tem a característica de ser eminentemente funcional (dança, trilha sonora, festas) como explicar a música de Thelonious Monk, Charles Mingus ou John Coltrane ?
4) Se a música popular tem a característica de ser fácil de ouvir e de tocar, como explicar a música de Charlie Parker ou Anthony Braxton ?
Em breve voltarei com algumas sugestões sobre porque o Jazz é música popular. Enquanto isso, deixo os amigos refletirem sobre o assunto.
Grande abraço, John lester.

3 comentários:

Anônimo disse...

O pop (assim como o erudito) é um conceito cuja função é restringir o contato do povo com as diversas expressões da cultura. Veja o que é chamado jornal popular: péssima diagramação, péssimas matérias (superficiais e mal escritas), sob a velha desculpa "é disso que o povo gosta". O mesmo ocorre com a música e as artes em geral. A dicotomização da cultura só serve para a exploração infame.

Anônimo disse...

Popular ou não, é maravilhoso!
Dizer q. o povo só gosta do q. é ruim, é fugir da verdade: quando têm oportunidade de ouvir boa música, ou assistir bons espetáculos. com entrada franca ou preços baixos, ele comparece e aplaude! O q. falta é oportunidade de contato c/ o q. há de melhor!

Anônimo disse...

Essa questão sempre é tratada numa perspectiva maniqueísta e a mídia deita e rola no tal do jabaculê (só toca quem paga). Os tais bons espetáculos são mínimos e restritos.E o povo que se exploda.