27/07/2006

Elas também tocam jazz

.

Muito já se disse sobre o scat singing, essa estranha forma de cantar sílabas sem qualquer significado, utilizando-se a voz como um instrumento musical. Como sempre ocorreu na história do jazz, as mulheres foram, mais uma vez, espoliadas. Jelly Roll Morton, o famoso pianista de New Orleans, alega ter sido o inventor do scat em 1905. Outros estudiosos afirmam ter sido Louis Armstrong o primeiro a gravar um scat singing em 28 de fevereiro de 1928: Heebie Jeebies. Outros associam o scat à cantora Ella Fitzgerald, verdadeira virtuose dessa forma inusitada de fazer jazz. Na verdade, conforme o navegante pode comprovar no filme logo acima, no Gramophone Jazzseen, as verdadeiras inventoras do scat singing foram as irmãs Manah & Manah, cantoras francesas que desenvolveram a prática do scat nas apimentadas noites de jam sessions do famoso clube francês Le boeuf sur le toit (O boi sobre o telhado), inaugurado na Paris de 1923. Como já era de se esperar, há sempre um homem tentando roubar a cena das meninas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Formidável!!

Salsa disse...

Dugarái.

Anônimo disse...

Não sabia que no Jazzseen tbm tem bom humor. Adorei!

Anônimo disse...

Lester, de novo essa de que Elas Também Tocam Jazz ?? Dá um tempo. Elas sempre sabem o que fazem e como tocam suas coisas. Respeito é bom. E que negócio é esse de boi em cima de telhado ? É Zona ? Beréu? Vai ouvir Leny Andrade (brasileira) scateando com Fred Hersh em Maiden Voyage meu caro. Lester, zoneiro de primeira, sem Beréu neste site. Elas também tocam.

Anônimo disse...

Que cretino esse Cretino de Creta! Que grosso e mau humorado!
Lester, adorei o vídeo, e a Lenny Andrade é muito exagerada no scat, prefiro as irmãs Manah e Manah!

Anônimo disse...

Alessandra, todo scat é por si próprio exagerado;já ouviu Billie Holyday scateando? Mas o mestre do scat é Clark Terry. Você scateia ?

Paula Nadler disse...

Muito fofas as irmãs francesas.