03/09/2006

Tristano, Konitz &Marsh

Ganhei um presente que não chegou na data prevista (o presenteador já estava preocupado com o possível desvio), mas chegou hoje, 3 de setembro. Veio no lombo da mula, disse-me. Trata-se de duas caixas fantásticas, mas hoje eu só falarei de uma: The complete Atlantic recordings of Lennie Tristano, Lee Konitz & Warne Marsh. São gravações da segunda metade dos anos cinqüenta, que tanto agradam ao Pres Reinaldo e aos seus asseclas João Mazzi e Garibaldi Magalhães. Logo de cara, nos dois primeiros cds, encontramos a agradabilíssima sessão gravada noThe Sing Song room, em NY, aos onze dias do mês de junho do ano de 1955. Tristano e Konitz estão acompanhados pelo baixista Gene Ramey e pelo baterista Art Taylor. É um daqueles momentos indispensáveis. No terceiro cd estão as gravações caseiras de Tristano, as quais são recheadas por uma especial experimentação (em algumas faixas ele está acompanhado por Peter Ind [b] e Jeff Morton [d], em outras é ele e o piano). Os outros três discos são trabalhos de Konitz (Inside hi fi, The real e aquele com Marsh) e Marsh (destaquemos a sessão sem piano: Paul Chambers [b] e Paul Motian [d] - discão!!!). Essa caixa merece, mais do que palavras, ser ouvida de cabo a rabo, sem pausa. É o que eu estou fazendo agora. Difícil é escolher uma faixa para o Gramophone by Salsa... Acho que deixarei umas três.

5 comentários:

John Lester disse...

Essas faixas costumam ser curtas. Portanto, deixe de preguiça e coloque umas três aí pra gente ouvir tbm!

Salsa disse...

Já estão lá: Background music (com Konitz, Tristano, Ramey e Taylor), Requiem (belíssima peça de Tristano)e Yardbird suite (com Marsh, Chambers e Motian). É pra dormir feliz.

Anônimo disse...

Grande Warne Marsh!!!

Anônimo disse...

Salsa, ouvi Background Music e Yardbird Suite, gravações da turma de Tristano que ainda não conhecia.
Pô, cara, eu quero isso. Em troca dessas figurinhas ofereço as gravações de Tristano em quinteto com Marsh e Konitz e com Marsh e o guitarrista Billy Bauer disponíveis em 3 cds da Jazz Records, de 1949, 1950 e 1952.
Se quiser as primeiras gravações de Tristano, de 1946, com Bauer e contrabaixo, também tenho.

Salsa disse...

Aceito a troca. Junta tudo num cd.