11/10/2006

Deu na Folha - Para onde esse mundo vai?

.

Para sermos uma grande potência é necessário idiotizar a população? É necessário descumprir os mais básicos direitos trabalhistas e previdenciários para nos tornarmos uma potência econômica? Precisamos censurar nossos jornais e nossa web? Parece que sim.

.


.

China censura show do cantor de hip-hop Jay-Z

(Folha de São Paulo - 11/10/2006)

O Ministério da Cultura chinês decidiu cancelar o show de hip-hop do nova-iorquino Jay-Z, que estava marcado para 23 de outubro em Xangai, por considerar as letras de suas músicas inapropriadas para o público local, informa hoje o jornal "Shanghai Daily".Jay-Z, ganhador de cinco prêmios Grammy entre 1999 e 2006 e um dos artistas de maior sucesso no seu estilo nos últimos anos, não recebeu permissão para se apresentar na cidade chinesa. O motivo alegado pelo ministério, segundo Sun Yun, empresário responsável pelo show, foi a "linguagem vulgar de algumas músicas de Jay-Z".Grupos como Black Eyed Peas tocaram recentemente em Xangai, apresentando canções sexualmente sugestivas. Os Rolling Stones se apresentaram em abril, mas sob a condição de tirar do espetáculo cinco canções de temática sexual mais explícita.Estilos como o rock e o hip-hop são muito menos populares na China do que no Ocidente. As companhias fonográficas do país tendem a investir em terrenos mais seguros, promovendo os cantores de Taiwan e de Hong Kong.

4 comentários:

Anônimo disse...

Podiam proibir o Yamandu de tocar aqui em Vitória. Eu ia adorar.

Anônimo disse...

Se o Brasil fosse a China existiria o congo?

Anônimo disse...

Jay-Z?!? Proibido?!? Infâmia dos chinas. Mas... quem é mesmo o tal jay-z?

John Lester disse...

Não sei quem é não. Talvez algum amigo de Tenório Jr, o pianista de Vinicius que desapareceu na Argentina por força da ditadura militar.

Mas não se preocupe amigo. Enquanto houver idiotas como você, haverá espaço para a censura e para a tortura.

JL