07/05/2007

Sisters

As irmãs Boswell eram Connee (1907-1976), Martha (1908-1958) e Helvetia (1909-1988). Nascidas numa família de classe média branca de New Orleans, as três fugiram completamente às convenções da época sobre como devem se comportar as boas meninas. Mergulharam de cabeça na música negra e formaram o primeiro grupo de mulheres brancas a cantar esse tipo de música. Auxiliadas pela boa formação musical recebida na infância – Martha tocava piano, Helvetia tocava banjo, violão e violino e Connee era uma notável musicista, tocando saxofone, trombone, violoncelo e piano – e influenciadas por músicos de New Orleans, como o cornetista Emmett Hardy, Ethel Waters e Louis Armstrong, começaram a cantar no rádio, muitas vezes com Bing Crosby. Rapidamente desenvolveram um modo bastante confidente de cantar, possível graças à utilização inteligente da ultima novidade da época, o microfone. A influência do jazz de New Orleans era claro no estilo das irmãs, dotadas de um swing próprio e original, o que possibilitou que trabalhassem com pessoas como Bunny Berigan e os irmãos Dorsey. Com diversas apresentações em rádios, filmes e gravações, The Boswell Sisters alcançaram enorme sucesso entre as décadas de 1920 e 1930, realizando diversas turnês pelos EUA e pela Europa. Infelizmente, por volta de 1935, as três resolveram casar e, é claro, o grupo acabou. Apenas Connee continuou a cantar. Depois delas, surgiram muitos grupos vocais femininos similares, com destaque para as Andrews Sisters. A insistência de Conne revela, entre outras coisas, seu imenso amor pela música e seu talento extraordinário, um talento muito pouco reconhecido pela crítica, apesar de ter influenciado centenas de grandes cantoras, entre elas Ella Fitzgerald. Connee teve poliomielite e, desde os quatro anos, movimentava-se somente com sua cadeira de rodas. Apesar disso, Connee teve uma vida muito agitada e construiu uma sólida e bem sucedida carreira solo depois de 1935, atuando no rádio, cinema e televisão. Para os amigos argonautas deixo as faixas The Music Goes 'Round and Around, Blue Moon e Cheek To Cheek. A senha de acesso aos arquivos é jazzseen. Boa audição.

5 comentários:

wilkins disse...

Your blog is sweet and cool, mr lester. Thanks!

Salsa disse...

A muglerada tomou conta da área. Ventos de Vênus assolam Mr. Lester. Até parece Michelet, que, apaixonado, escreveu o livro Mulheres.

Rogério Coimbra disse...

Legal a presença das Boswell Sister no Jazzseen, bem a la Luiz Paixão. Pena que elas foram enxuguadas com Omo, ou melhor, Rinso. Música muito branca, demais da conta.

jazzbund disse...

Es war sehr schön, es hat mir sehr gut gefallen!

Bis bald!

JAZZBUND disse...

Ich will, daß Sie meinen blog besuchen.

Danke.