08/07/2007

II Penedo Winter Jazz


Amigo de longa data, o artista plástico e contrabaixista Roberto Granja está sempre descendo a serra de Visconde de Mauá para tocar jazz em Penedo. No frio daquelas noites, o Contraponto Duo, formado por Roberto e seu parceiro Marcelo Bezerra, levam jam sessions imperdíveis no excelente Jazz Village Bistrô. E, para completar, acontece agora em julho o II Penedo Winter Jazz. Saiba mais: O "II Penedo Winter Jazz" é promovido pelo Jazz Village Bistrô e conta com a colaboração de parceiros indispensáveis para a sua realização como a Prefeitura Municipal de Itatiaia, Pró-Penedo e ALOFIN (Casa do Papai Noel), os patrocinadores do evento. Na casa de jazz que se tornou referência na região a novidade fica por conta do I Encontro de Jazz Vocal do país. Marie Louise, a proprietária do espaço, é quem garante que o evento veio para ficar. "O Penedo Winter Jazz já faz parte do calendário turístico da região. Aliar as belezas naturais do local com a boa música é um sonho que conseguimos realizar.", diz eufórica. Outra novidade para o evento em 2007 são os shows gratuitos num palco coberto, armado em frente a Casa do Papai Noel. "Nossa idéia é democratizar o evento, oferecendo apresentações para a população que não pode pagar o couvert artístico da casa de espetáculo", revela Bernard Fines, que acredita que o show gratuito não esvaziará o show pago. "Há um público distinto para o Jazz Village Bistrô e outro para as apresentações na tenda", garante o músico. Batizado de Palco Finlândia, o espaço abrigará quatorze shows gratuitos ao ar livre, com destaque para a apresentação do guitarrista e cantor americano, de Nova Orleans, Kenny Brown. Quem também se apresenta no local, sob a chancela do Pró-Penedo e da Casa do Papai Noel, é o grupo Mello’s Mel e o músico Renato Gabbiani, que integram a programação do IX Festival de Inverno de Penedo. A associação de comerciantes de Penedo agendou também a participação do grupo de dança finlandesa, que fará sua performance todas as sextas e sábados de julho, sempre às 19h. As crianças também foram lembradas, e poderão participar de brincadeiras com pintura, escultura em balões, oficina de chocolate e um curso fashion. Haverá ainda um pequeno circo para entreter os pequenos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO II PENEDO WINTER JAZZ

PALCO JAZZ VILLAGE BISTRÔ – JAZZ VOCAL

06/07 – Sexta – 21h00 - Andréa Brandão canta Diana KrallDepois de uma temporada em Melbourne (Austrália), a cantora paulista homenageia a canadense Diana Krall, com sensualidade e emoção.
07/07 – Sábado – 21h00 - Morana "Divas e Clássicos"Ex vocalista do Tim Maia, Morana é uma das vozes mais marcantes da cena jazz carioca. Neste show mostra sua personalidade e audácia interpretando standards de jazz e até Carmen de Bizet.
13/07 – Sexta – 21h00 - Patrícia Bosio canta Billie HolidayA cantora argentina que já se apresentou no Blue Note em NY, coloca sua desenvoltura cool a serviço da obra da lendária "Lady Day".

14/07 – Sábado – 21h00 - Chamon canta Leny Andrade
Carioca ex integrante do Garganta Profunda, uma das vozes masculinas mais bonitas da música brasileira, Chamon canta o repertório da maior cantora de jazz do pais.

20/07 – Sexta – 21h00 - Bernard Fines e Malu Rocha "Ballads"A paulistana Malu Rocha e o francês Bernard Fines harmonizam suas vozes e levam a platéia numa volta ao mundo, interpretando baladas em português, francês, inglês, espanhol e italiano.

21/07 – Sábado – 21h00 - Carlos Montez "Sinatra'n Jazz"Considerado o melhor cantor brasileiro de jazz em atividade, com um feeling e um domínio do material vocal absoluto, o carioca Carlos Montes encanta com a obra do Frank Sinatra.

27/07 – Sexta – 21h00 - Ju Cassou "Brazil Mix'n Jazz"
De volta de uma temporada na Alemanha, a cantora e pianista curitibana, ex-integrante do grupo vocal Garganta Profunda mostra sua arte encontrando novas linguagens, fusões, feelings expressos com a marca da alma.

28/07 – Sábado – 21h00 - Nando Gabrieli "Ele canta Ella"O carioca traz de volta ao Brasil um pouco da sua carreira internacional (já se apresentou em Nova York no Birdland, Town Hall, Lincoln Center, gravou ao lado do Tommy Flanagan, legendário e saudoso pianista de Ella Fitzgerald), e homenageia a Primeira Dama do Jazz.
Obs: No Jazz Village Bistrô, o couvert artístico das apresentações de sexta-feira será de R$20,00 e as de sábado R$25,00. Reservas pelo telefone (24) 3351-1275 e 3351 1343.

PALCO FINLANDIA

07/07 - Sábado - 20h00 - Karana e Grupo
O pernambucano mescla com muito talento sua brasilidade e sua convivência com músicos e professores da Berklee School, mostrando com muito suingue a fusão entre jazz e world music.

14/07 - Sábado - 20h00 - Os Silvas
A banda consagrada no cenário sul-fluminense traz a Penedo um show especial de Blues repleto de energia, passeando com desinvoltura entre Eric Clapton e Gary Moore.

19/07 - Quinta - 20h00 - Júlio Bittencourt Jazz Quinteto
A banda de Cruzeiro toca standards de jazz e releituras de marchinhas de carnaval, num show dinâmico e interativo, chegando a ensinar ao público a arte do improviso

20/07 - sexta - 20h00 – Rarybecla
O repertório da banda penedense, instrumental e vocal, inclui grandes temas de música brasileira, jazz e salsa, em releituras onde improviso e cumplicidade reinam pelo prazer dos nossos ouvidos

21/07 - sábado- 14h00 - Júlio Portes Quarteto
O guitarrista penedense Júlio Portes, formado no GIT de Los Angeles, interpreta com muito suingue standards de jazz e obras de jazz fusion de George Benson, Jeff Beck e Stevie Wonder.

17h00 - Aniceto Jazz Band
Com repertorio repleto de clássicos da música americana e brasileira, a banda do trompetista resendense é garantia absoluta de muita diversão e entretenimento.
20h00 - Kenny Brown
Sensação da inauguração do Jazz Village Bistrô, o grande guitarrista e cantor de New Orleans volta a Penedo e faz um show cheio de energia e de swing, mostrando toto o tempero cultural de sua cidade natal, berço do jazz.

22/07 – domingo
11h00 - Júlio Henrique e Paulo Blanc
Os músicos acompanhantes do Elymar Santos coloquem suas dupla musicalidade popular e erudito a serviço de um repertório de standards de jazz.

14h00 - Ju Cassou "Brazil Mix'n Jazz"
17h00 - Andréa Brandão canta Diana Krall
20h00 - Bernard Fines “French jazz”
O cantor radicado em Penedo apresenta seu Jazz com Sotaque Francês relembrando sucessos e standards de jazz com arranjos da Ju Cassou e do Júlio Bittencourt Trio

27/07 – sábado

20h00 – Lico Brasil
O cantor e violonista resendense faz um show empolgante com sucessos da soul music brasileira homenageando os artistas mais jazzy da MPB, Ed Motta, Djavan, Lenine, Claudio Zoli.

6 comentários:

Anônimo disse...

Grande programação Lester, especialmente, para mim, as dos dias 22 e 27/07, quando estará se apresentando a excelente pianista Ju Cassou. Gostaria de poder ver e ouvi-la novamente.

Anônimo disse...

É pegar a estrada e curtir. O vinho não pode faltar.

Anônimo disse...

Poderia dar endereço eletrônico do local Bistro, ou dos organizadores John?

E já que estou aqui, uma dúvida: recebi um pedido de um amigo encantado com lembranças de remoto passado, qundo vivia no exterior e ouvia, numa rádio holandesa especializada em jazz, uma certa Anita Karan, cantora brasuca. Pede-me que eu tente recuperar algo da obra, via internet. Ocorre que nunca ouvi falar, nada apareceu no allmusic e nada encontro na Rede. Conheces a cantora misteriosa?

John Lester disse...

Prezado Sérgio,

as únicas Anistas Karans que conheço são 1) a autora de um estudo sobre poesias sânscritas (Pratiharenduraja`s Contribution to Sanskrit Poetics), ela aparece também em Ethics, Erotics and Aesthetics editado por Prafulla K. Mishra; e 2) a personagem do livro The Obedient Father, de Akhil Sharma, onde Anita Karan é a filha de um tal Ram Karan.

Bem, quanto ao endereço, seguem dois:

http://www.jazzvillage.com.br/

http://penedojazz.blogspot.com/

Grande abraço, JL.

Anônimo disse...

O amigo (meu) deve ter confundido. Não há nada nem próximo de cantora com esse nome pesquisando no google tbm. Muito obrigado pelos endereços.

Anônimo disse...

Quem sabe Anita não é irmã de Sergio Karan o sulista amigo de Reinaldo ?