02/07/2007

Elas também tocam jazz - Toshiko Akiyoshi

Toshiko Akiyoshi nasceu em 1929. Pianista, compositora, arranjadora e líder chinesa do hard bop. Há trinta anos vem produzindo alguns dos melhores arranjos desde Duke Ellington, com certa influência de Gil Evans e de sutis elementos da música japonesa (sim, seus pais eram japoneses). Como pianista, seguiu inicialmente os passos de Bud Powell, criando, mais tarde, um estilo próprio e original. É considerada, sem exagero algum, a mais importante musicista do jazz de todos os tempos, ao lado da pianista Mary Lou Williams. Numa primeira fase, Toshiko trabalhou com seu primeiro marido, Charlie Mariano (as), num quarteto com Gene Cherico (b) e Eddie Marshall (d). Infelizmente, sua gravadora era a pequena Candid, de Nat Hentoff, cuja promoção e distribuição não davam conta do talento da moça. Sua segunda fase acontece ao lado de seu segundo marido, Lew Tabackin (f, ts), e tem início em 1972, com a formação de sua tão sonhada big band. O resto, só ouvindo. Para os navegantes deixo a faixa Kogun, retirada do álbum Road Time, gravado em 1976.


Akyoshi - Kogun.mp...

Quem quiser baixar a faixa, basta clicar AQUI - a senha de acesso é jazzseen.

5 comentários:

JazzMan! disse...

Oi john, tudo bom?

Quero convidá-la a conhecer o meu Blog co conteúdo de Jazz. No Blog você irá encontrar cds para baixar, artigos, variedades e muito mais.

http://jazzmanmp3.blogspot.com/

msn: mpbcaetanoveloso@hotmail.com

Abraços

JazzMan!

John Lester disse...

Prezado Jazzman, obrigado pelo convite mas já conheçia seu blog. Gostei tanto que até coloquei seu link em nossa seção 'espie', ali no lado direito da página.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

mutcho loca, a sino-nipônica. Já a conhecia via Mariano (que também pirou) - o piano é muito bom.

Anônimo disse...

de quem é essa flauta sinistra?

Anônimo disse...

É Lew Tabackin.