08/06/2009

Censura, processos. O que virá depois?

Não sei se alguém se recorda, mas a rede Globo levou ao ar, em 2003, a minissérie A Casa das Sete Mulheres. Não assisti aos capítulos mas sei que existiram. Foram adaptados de um romance homônimo (que também não li), cuja autora, Letícia Wierzchowski, está processando o blog do Milton Ribeiro. Mas quem é Milton Ribeiro?, perguntarão alguns. Pois vou dizer, então. Milton Ribeiro é um dos grandes blogueiros em atividade neste país de blogs natimortos e de sites que têm pouco a acrescentar a maiores de mentais de 15 anos.

E por que o processo? Simplesmente porque o blogueiro resolveu corrigi-la. Pior (para ela): resolveu expor as correções. Que há de errado nisso? Não é assim que funciona a coisa? Se um autor não sabe lidar com as críticas, está no ramo errado. Deve procurar outras ocupações. Alega-se que houve ironias, deboches, quer grana. Minha preocupação reside não somente no fato de o Milton Ribeiro ser injustamente afetado por penas jurídicas. Preocupa-me também que seu direito à palavra possa ser limitado por este ou por aquele motivo. Censura aos blogs? Claro que não se pode sair por aí caluniando, ofendendo, vilipendiando pessoas, famílias, marcas. Mas não é esse o caso.


 




Acompanho o blog do Milton e sei que ele possui o que um blog precisa possuir: inteligência, honestidade e talento, o trio essencial que faz um texto merecer ser lido. AQUI você pode ler a postagem e os comentários. Leia, sim. Vale a pena. O IPSIS LITTERIS solidariza-se incondicionalmente com você, Milton. E com seu blog.

3 comentários:

John Lester disse...

Prezado Mr. Grijó, aceite meu incondicional apoio às suas palavras.

Grande abraço, JL.

edú disse...

Quando um blog assume a moderação prévia dos comentários incide diretamente na censura previa e oposição a qualquer liberdade de expressão.Saúdo a postura do jornalista da ESPN Brasil e colunista da Folha de São Paulo,Paulo Vinicius Coelho, q corajosamente – e na defesa intransigente da própria liberdade da expressão – manteve ultrajantes comentários dirigidos a sua família e a si em seu blog.Para PVC e na minha leitura, a liberdade de expressão não é necessária apenas quando nos beneficia.

figbatera disse...

Eu tb estou acompanhando esse processo.