05/06/2009

Les Spann

Se você for até o All Music Guide, vai encontrar o seguinte sobre a biografia do moço: “Figura interessante que tocava guitarra e, como segundo instrumento, flauta. Sideman popular na década de 1950”. E mais nada. A resenha acolhedora de Alex Henderson sobre o álbum Gemini, gravado em 1960 para a Jazzland, já condiz melhor com a qualidade desse músico esquecido pelos amantes de jazz. Alex aponta o fato de que, apesar de acompanhar mestres como Quincy Jones, Dizzy Gillespie, Johnny Hodges ou Ben Webster, Les Spann nunca realizou grandes feitos como líder, atribuindo tal fato à inusitada personalidade desse excelente guitarrista e flautista. Afinal, quantos músicos podem largar o violão e sair tocando flauta impunemente? Sua competência no contexto do hard bop é plenamente confirmada pela qualidade de seus acompanhantes no álbum em apreço: Julius Watkins (frhn), Tommy Flanagan (p), Sam Jones (b), Al "Tootie" Heath e Louis Hayes (d). Spann nasceu em 1932 em Pine Bluff, Arkansas. Quando ingressou na Tennessee State University, Spann já era um acompanhante ágil na flauta e bluesy na guitarra. No final da década de 1950, concentra-se na guitarra, trabalhando com Phineas Newborn e Dizzy Gillespie. Nas décadas seguintes apresenta-se e trabalha em diversos contextos, tanto nos EUA quanto na Europa. Sempre na condição de sideman, atua ao lado de nomes como Duke Ellington, Benny Bailey, Randy Weston, Charlie Shavers, Charles Mingus e Sonny Stitt, entre outros. Para os amigos deixo a faixa There Is No Greater Love , do álbum Gemini, que recomendo aos completistas do hard bop.

8 comentários:

Érico Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Érico Cordeiro disse...

Mr. Lester,
Obrigado por nos apresentar uma visão mais aprofundada de um músico de rara versatilidade. Ótimas músicas postadas, revelando um fraseado sutil e muito bonito. Tenho alguma coisa com ele, mas como um discreto sideman (o Abbey Is Blue, da Abbey Lincoln e o Complete Town Hall Concert, do Mingus).
Um belo disco, certamente, a se levar em conta a gema disponibilizada pelo nosso grande capitão.
Abraços a todos!

edú disse...

Mais um personagem revelado em cuidadoso "close up".Aproveito pra saudar daqui a passagem do primeiro ano do blog do seu Olney - Melobateromania.Figura onisciente nos melhores eventos da música no eixo Cataguazes - Rio de Janeiro.

fabiopires disse...

Belo trabalho de informação em seu blog, meu caro.Acho que é para isso mesmo que servem esses instrumentos.Mais do que apenas 'baixar' álbuns de artistas os blogs precisam informar primeiro, pelo menos é o que tento fazer no meu.Já sou seu seguidor também e ficarei atualizado com as matérias.Abraços...

Salsa disse...

Muito bem, Lester.
Esse é o tipo de Spann que tem livre passagem no meu pc.

Paula Nadler disse...

Lester, gostaria de mais informação sobre Les. Gostei muito, beijos!

figbatera disse...

Boa, Lester, já vi que eu não conheço quase ninguém mesmo...

Obrigado, edú, pelo registro, aqui, do meu primeiro aninho.

John Lester disse...

Bem lembrado Mestre Edù: realmente pessoas como o Olney merecem toda nossa atenção. É um privilégio tê-lo como um de nossos primeiros visitantes, com seu espírito leve, seu bom gosto musical e suas palavras sempre gentis.

Parabéns pelo aniversário do blog!

Grande abraço, JL.