13/08/2009

Les Paul, lendário guitarrista e inventor, acaba de morre em função de complicações causadas por uma pneumonia. Instrumentista de fraseado fácil, fluido, soube reunir com sabedoria as melhores influências do jazz, blues, country e da música pop norte-americana, sem jamais deixar de lado o swing contagiante. Já na década de 1930 fazia suas experiências com a guitarra elétrica e, na década seguinte, foi pioneiro nas gravações em multi-track, orientando a forma que o rock assumiria nas décadas seguintes. Paul viveu 94 anos, 90 deles dedicados à música. Outra grande perda para o jazz foi a morte do baterista Rashied Ali, ocorrida ontem. Ali trabalhou com John Coltrane em sua última fase, onde comparece no álbum Interstellar Space. Com seu ritmo irregular, contribuiu para o desenvolvimento do free jazz na década de 1960, atuando com seu quarteto e em duo com Sonny Fortune. Ali estava com 74 anos. O Jazzseen presta aqui homenagem a esses dois grandes músicos.

9 comentários:

Salsa disse...

Esse é uma lenda. Todos guitarristas querem ter uma Les Paul nas mãos.
Vou ali ouvir alguma coisa.

thiago disse...

guitarra sinistra

Érico Cordeiro disse...

Mr. Lester,
E a grande jam celestial, na qual os neons jamais se apagam e o bourbon nunca termina, acaba de ganhar mais dois instrumentistas de peso.
RIP.

edú disse...

Nem todas preces serão suficientes boas o bastante para agradecer a mãe de Les Paul em desconfiar da professora de piano de seu filho – o primeiro instrumento de aprendizado do guri.Segundo o “bilhetinho” rabiscado no boletim de aula surgia advertência: “abandone esperanças,seu filho é incapaz de aprender música”.Desconhecia, a "perspicaz instrutora", q o menino atazanava a paciência familiar alterando,de forma divertida e lúdica para uma criança,os andamentos do mecanismo de funcionamento da vitrola caseira modificando os timbres e freqüências sonoras.Para dar mais efeito à essas traquinagens infantis, o garoto recolhia restos de peças de partes automotivas,aparelhos de radio ou o mesmo o q havia sobrado de uma correia de broca dentária para sustentação da microfonia na rudimentar experiência do q se aproximaria formalmente, mais tarde, convencionar de guitarra amplificada.Assim partiu convivência de mais de 80 anos interruptos somente neste dia 13 com sua “parceira” música.Numa experiência pessoal sobrevivente a dois divórcios,inovações pessoais nos sistemas de gravação com a multiplicidade e sobreposição de canais em 1948, uma fratura no ombro direito - herança de um acidente automóvel - q o obrigou tocar guitarra de forma semi inclinada até o fim de sua carreira,além de uma visita ao Brasil em 1960 para apresentações na TV Tupi.Quando indagado como ocorrera a epifania sobre a invenção da guitarra amplificada, a resposta não poderia ser mais pratica. “Foi a forma encontrada para q conseguisse sair ou fazer uma refeição e meu instrumento continuar audível”.Se a cidade de Nova Iorque ainda se recupera dos atentados do dia 11/09,a ausência de Les Paul nas segundas no Iridium pode demandar igual tempo

John Lester disse...

É...

pituco disse...

master lester,
guitarras gibson les paul, as preferidas dos rockeiros...rs

segue um link pra baixar uma gravação bacanuda de mr.les paul com o trio de nat king cole,1944.

http://sharebee.com/783ef1d9

abraçsons pacíficos

edú disse...

JL,
confere a cx. q a de agosto já foi.Abraço.Edú

John Lester disse...

Ok, obrigado.

JL

Anônimo disse...

Nós tivemos o privilégio de assisti-lo no Iridium...