19/12/2009

Natalis Invicti

Lá no início, nos seus primeiros quatro séculos de existência, a Igreja Católica preferia comemorar a morte ao invés do nascimento. Afinal, morte e culpa eram coisas sérias e lucrativas naqueles bons tempos, onde a venda de indulgências (perdão católico) garantia o vinho de boa safra aos bons padres. Com o tempo a coisa foi virando bagunça e o preço absurdo do garrafão de tinto obrigou a Igreja, muito a contragosto, a comemorar também a vida e o nascimento das pessoas. Ok, eu sei que foi uma grande derrota para os sombrios e taciturnos monges que, esfregando as mãos umas nas outras e sorrindo nervosamente, dedicavam toda a vida estudando e reverenciando a morte e a culpa. Mas a pressão dos pagãos e dos camelôs da Uruguaiana tornou inevitável a aceitação do Natal pela Igreja. O Natal nada mais é que uma ficção histórica rendosa, dado que ninguém sabe de fato quando Cristo nasceu. Alguns dizem que teria sido no dia 6 de janeiro. Mas não há nada nas escrituras sobre isso e o mais provável é mesmo que Jesus não tenha nascido em dezembro. Mas quem se importa? O dia 25 de dezembro foi escolhido apenas porque era a data de uma grande festa pagã (Natalis Invicti) que comemorava o nascimento do Sol. Era uma festa alegre e cheia de comes e bebes. Sendo assim, Constantino e o alto escalão da Igreja viram na data idólatra uma ótima oportunidade para se angariar devotos e, por conseqüência, vender indulgências e coxinhas de galinha. Foi nessa época que surgiu a famosa promoção de Natal: pague 3 e leve 2. Com aquela coisa de presentearem-se uns aos outros, nem mesmo os judeus reclamaram muito da festa, exceto os mais ortodoxos (quando eram obrigados a comprar algum presente sem a certeza de receber outro). Não seria mau se a Igreja Católica adotasse o jazz em suas celebrações natalinas. Talvez até rolasse a eleição de um Papa negro para animar o Vaticano. Aí, então, a festa estaria completa. Eu pagaria satisfeito para ouvir Miles Davis tocando dingo bel, dingo bel, acabou o papel...



40 comentários:

John Lester disse...

Prezados amigos, Feliz Natal!

Infelizmente o Centro de Processamento de Dados do Jazzseen foi atacado simultaneamente por um hacker malicioso e sucessivos apagões, vindo a naufragar completamente faz duas semanas.

Amigos investigadores suspeitam que o hacker malicioso é alguém próximo a nós, provavelmente ligado ao crime organizado capixaba. Portanto, cuidado com quem frequenta o Jazzseen e os demais blogs amigos. O inimigo pode estar ao seu lado.

Bem, é isso. Peço desculpas pela escassez de resenhas, mas perdi todo o meu material sonoro e, acredito, sem música as resenhas perdem muito.

Esperamos voltar às atividades normais o mais breve possível e, desde já desejamos um feliz 2009 a todos.

John Lester
Ex-Comendador Chefe dos Portos da Barra do Jucu, e Editor do Jazzseen.

John Lester disse...

Digo, feliz 2010!!!

Internauta Véia disse...

Lester,muito bom ver vc. de volta!
Feliz 2010 para vc. também!

Vc. tem razào no que diz, mas não devemos ignorar alguma coisa boa que grupos católicos fazem pelos mais sofridos ,largados ,abandonados, extremamente miseráveis no mundo...isto existe e, nào sei se inocentemente, o fazem em nome de Jesus...É um fato!

Hoje é dia 19 de dezembro...

Érico Peixoto disse...

Mestre John Lester,

Um feliz natal e um ano de 2010 repleto de felicidades. Não entendo os propósitos da infeliz alma que ousa tumultuar as atividades de um blog tão rico em conteúdo e tão querido. Que ataquem o blog da Xuxa ou do Latino... Enfim, espero que os citados problemas sejam resolvidos. Jazzseen é destino diário e obrigatório.

Seu texto, como sempre, mais que excelente. Um grande abraço e até a próxima!

Paula Nadler disse...

Querido Lester, passei por algo semelhante aqui na Alfândega, você sabe. A Celsa, fingindo-se de amiga, tentou inserir fotos comprometedoras em meu HD, mas a polícia foi acionada a tempo.

Beijo e feliz 2010!

Salsa disse...

Ê, mundo cão!
Ainda bem que Lester é um companheiro combativo. Com certeza, ele herdou os dnas de seus parentes que enfrentaram Franco na revolução espanhola e, logo depois, uniram-se à resistência francesa contra o nazifascismo hitlerista.
Feliz natal, velho guerreiro.

figbatera disse...

Bom Natal e um 2010 repleto de alegria e saúde ao Lester e a todos os "comentaristas" daqui.

LeoPontes disse...

É mestre Lester, a verdade é que na epoca do Constantino havia um outro papa, com idéias um pouco diferentes e por isso foi pras masmorras das fortificações romanas aonde devidadamente desencarnou, se é que me entende? Deixemos esta questão para os estudiosos ou não?
O que vale aqui e agora é que tenhamos nosso grupo cada dia mais coeso e que juntos possamos continuar a trocar nossos conhecimentos e aprendizados.
De resto desejo a todos que participam do "JAZZSEEN" um ótimo natal e ano novo, em paz, com muito vinho e musica porque ninguem é de ferro.

Abrçs
Leo Pontes

LeoPontes disse...

É mestre Lester, a verdade é que na epoca do Constantino havia um outro papa, com idéias um pouco diferentes e por isso foi pras masmorras das fortificações romanas aonde devidadamente desencarnou, se é que me entende? Deixemos esta questão para os estudiosos ou não?
O que vale aqui e agora é que tenhamos nosso grupo cada dia mais coeso e que juntos possamos continuar a trocar nossos conhecimentos e aprendizados.
De resto desejo a todos que participam do "JAZZSEEN" um ótimo natal e ano novo, em paz, com muito vinho e musica porque ninguem é de ferro.

Abrçs
Leo Pontes

PREDADOR.- disse...

Apesar de estar sempre pronto a utilisar meu "detonador atômico", não fui eu quem estraçalhou seu computador. Precisamos fazer uma investigação federal (operação "elo perdido") para descobrir o "malfeitor" que lhe causou os tais danos. No mais um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e muito jazz, a você Lester e a todos os frequentadores do blog. (obs.: a citação final em seu texto, sôbre Miles Davis, vai lhe causar grandes transtôrnos mr.Lester!)

Abílio disse...

Querido amigo, espero que tudo se resolva em breve. Estamos torcendo daqui por você. Feliz Natal e um 2010 cheio de jazz!

APÓSTOLO disse...

Prezado JOHN LESTER:

Que 2010 seja pleno de felicidade, US$, vinho e muito JAZZ para você e toda a sua família.
Que 2010 seja pleno de infelicidade, pesos bolivianos, cachaça de má qualidade e muito axé para quem contaminou o blog, com certeza algum soldado, pato, músico ou político (isto é, filho da pátria, filho da pata, filho da pauta ou filho da.........).
Abraços, bela resenha e vamos em frente ! ! !

Andre Tandeta disse...

Lester,
estou incondicionalmente com o Sr.. Com todo o respeito devo dizer que esse é um de seus melhores textos. Mais uma vez, e peço desculpas por isso,pensamos exatamente igual(aonde esse mundo vai parar?).
De todo modo ,ai vai pra esfriar a cabeça:
http://www.youtube.com/watch?v=kZtUZ3HqosA
Abraço

Rogério Coimbra disse...

Amigo,

Boa coda, com Miles, Bill ou Coltrane.

O resto é o mesmo.

Dois mil e dez, um ano cheio de jazz.

São os meus votos na urna da vida.

Érico Cordeiro disse...

Caro Mestre John Lester,
Honorável Comandante dos Portos da Barra do Jucu e adjacências!
Desejo a você e a todos os amigos do Jazseen (entre colaboradores e visitantes) um ótimo Natal e um ano de 2010 repleto de paz, amor, saúde e realizações!
E, é claro, tudo isso ao som de muito jazz!!!!
Grande abraço a todos!!!!

bia disse...

delicia...

Augusto Carlos disse...

Alviçareiro Lester, sei bem o que é ter um inimigo infiltrado em nosso círculo de amizades. Que bom tenha sido identificado: espero que o Jazzseen volte com tudo em 2010! Feliz Natal para você e todos os amigos do blog.

Marília Deleuz disse...

Nada como um recesso para reativar as energias e organizar as coisas para a chegada do ano novo. Beijos e feliz 2010.

John Lester disse...

Prezados amigos, agradeço todo o carinho de vocês. O Jazzseen não seria nada sem a inteligência e a sensibilidade de nossos visitantes.

Grande abraço, JL.

vinicius disse...

jazzseen, cada ano melhor! valeu lester, feliz natal!

Danilo Toli disse...

Cadê as resenhas Lester???

Feliz Natal e um grande 2010!!!

Anônimo disse...

powder fallow tgkw asynchronous supporting brand viruses unstructured hardware aimpilatm hubris
semelokertes marchimundui

Grijó disse...

Feliz 2010, caro JL.
E que o Jazzseen continue quase o mesmo, porque falta abrir o coração ao som de Miles.

Grande abraço
F. Grijó, editor do Ipsis e fã de Mr. Davis.

Roberto Scardua disse...

Caros amigos, desejo um feliz Natal e um 2010 cheio de jazz. Gostaria de agradecer a Mr. Lester pela generosidade em permitir a publicação de minhas resenhas no Jazzseen, blog tão importante para mim. Abraços.

thiago disse...

2010 sinistro

Tobias Serralho disse...

É isso aí Lester, Feliz Natal e um 2010 cheio de realizações.

Anônimo disse...

Lester,
Desejo uma natal maravilhoso e um novo ano cheio de "realizações".
Beijo
Eu

APÓSTOLO disse...

Prezado JOHN LESTER:

Para você e toda a sua família um FELIZ NATAL e, além, um 2010 com muita saude, paz e muito JAZZ + VINHO.
Que 2010 permita-me conhecê-lo pessoalmente.
Parabéns pelo espaço inter-planetário que mantém ! ! !

CigarraJazz disse...

John Lester,

Agradeço e retribuo os desejos de um Natal Feliz, com muitas prendas gostosas no sapatinho e que 2010 seja um óptimo ano para si e todos os que você ama (e, já agora, para todos os outros também...). O Jazzseen continua o máximo!, com ou sem hackers.
Um abraço,

Cigarrajazz

Afrânio disse...

Caro amigo John Lester, que 2010 seja mais um ano cheio de alegrias, não sem antes um feliz Natal. E vida longa ao Jazzseen!

Sergio disse...

Absolutamente delicioso esse texto, seu John Lester.

E AMEM JOHN COLTRANE!

Quanto tempo não venho aqui com mais vagar... Me ressinto disso, sabe? A questão é: meu receiver Pioneer sx-434 ano 1974* está a uma distância de duas braçadas do meu alcance. Então tenho q me levantar. Que trabalheira, seu John!... Tudo pq, eu já te contei algumas vzs, os seus players de blogui tocam todos ao mesmo tempo na hora q entro. Mas acabo de testar e agora está tudo silencioso. Então vou voltar a freqüentar. A coisa é meio como animais de criação cercados por cerca elétrica. Depois de 3 choques (no caso, sonoros). A res não se aproxima mais.

No mais um grande abraço a vc e aos seus! O natal já há alguns bons anos não me deprime nem incomoda. É só mais uma data comercial como dia de Santa Querupita ou o dia da Marmota do Feitiço do Tempo. Com a diferença que, mal ou bem, ele tende a agregar, então tiro dele esse lado positivo.

• Lembro que uma das primeiras respostas suas sobre comentário meu, lá em 2006/7, foi sobre o visor hipnótico do Pioneer 434 - aqui na estante, sou obrigado a me gabar, ladeado por uma edição luxuosa d’O Decamerão (herança de meu avô) e outra mais pobrinha minha mesmo de Gargantua do Rabelais – vi ecos rabelaisianos em seu texto. Mas imagine, seu John, que em 35 anos de vida deste aparelho de som que não se faz mais como antigamente, ele só deu um defeito. A lampadinha interna que dá o efeito hipnótico do visor queimou ainda outro dia, rapaz. Que lástima.

Abraçônicos festivos extensivos a todos os comentadores!

John Lester disse...

Prezado Mestre, Dorival tinha preguiça até de sentar em sua poltrona. Levantar? Nem pensar.

Não fosse sua presença constante no blog de Mr. Cordeiro, seríamos obrigados a lhe desejar um 2010 repleto de panetones e axé.

Mas, estando por lá, é como se estivesse por aqui.

Grande abraço, JL.

pituco disse...

master lester...

e blogueiros do jazzseen

feliz natal

abraçsons

Ianê Mello disse...

Puxa, que pena!

Vim agradecer pelas excelentes postagens à nós oferecidas e desejar que continuemos nessa maravilhosa troca de música e poesia no decorrer do novo ano.


Feliz 2010, Lester!

Beijos jazzísticos e poéticos.

Anônimo disse...

))))))))))))))))))) it is matchless ;)

Anônimo disse...

Eu,heim? Celular espião?

Anônimo disse...

I heard a lot of people said 90% of forex trader lose money. I wonder how long and roughtly how much the trader lose become they become the remaining 10% winners.
[url=http://forexrobot-review.info]best forex software[/url] [url=http://www.bureaured.com/phpBB2/profile.php?mode=viewprofile&u=26397]unlock iphone[/url]

celular net disse...

Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site .Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

Beach Concerts disse...

Happy new year!

It looks like this Friday I'll be going to Highline Ballroom in NYC to see McCoy Tyner. It would be nice if you fellow jazz heads came out to show your love and support!

Azure Accessories disse...

I don't speak the language so I don't know if I'm commenting for the correct post...but I wanted to say what an absolutely fabulous fireworks photo that is...stunning!!!!

Please excuse me if I'm in the wrong spot...
Cheers