Músicos do projeto "Horns to Havana" (Metais para Havana, na tradução literal do inglês) doaram para estudantes de Cuba uma quantidade de instrumentos suficiente para formar quatro orquestras de jazz. A oferta é avaliada em US$ 250 mil (cerca de R$ 419,1 mil). O grupo, que foi formado a partir de músicos da orquestra de jazz do Lincoln Center de Nova York, encerrou neste final de semana a sua segunda visita a ilha caribenha durante este ano, ocasião em que puderam dar aulas e tocar com jovens talentos cubanos. Um grupo de seis luthiers, técnicos responsáveis pela criação e reparo de instrumentos, viajou junto aos integrantes do projeto para ajudar a arrumar peças quebradas, já que, segundo os músicos, estes serviços estão em falta na ilha.
Para o responsável pelo projeto, o trompetista Wynton Marsalis, o grupo de músicos deu continuidade ao "intercâmbio cultural" que foi iniciado pelo presidente Barack Obama.
É ou não é uma linda iniciativa?
11 comentários:
Bom Dia! Sem dúvida, uma linda iniciativa. Queiram os deuses que outros países se inspirem no louvável fato.
Muitos bravooo (s) para os músicos e para Marsalis. Pensar até no apoio logístico(conserto de alguns instrumentos) é mergulhar de cabeça, tronco (coração)e membros na proposta.
Adorei as news.
Um abraço
Oi Lau, seja bem-vinda ao Jazzseen. Beijos!
Sensacional! A Dilma poderia entrar nessa, não é? Porque o brasileiro só pode tocar tambor?
Muito bom mesmo!
E Cuba é um grande celeiro e bons músicos...
Concordo com o Scardua.
Muito bom!
Que beleza!
Até mais.
master lester,
piramidal...aliás, mr.w.marsalis junto com o maestro seiji osawa tinham um projeto de workshops e aulas, exibido pela tevê nhk...inclusive, osawa san chegou a criar uma orquestra 'nos cafundós' da china...foi tema de documentário...
por aqui tb, o tenorista sadao watanabe san, trouxe o 'olodum mirim' pra workshops com a criançada daqui...tá certo, são tambores (como disse sr.scardua), mas fica valendo a iniciativa de exchange cultural...
abraçsonoros
Correto Mestre Pituco, concordo com o senhor e, de certa forma, com Mr. Scardua: creio que os tambores têm lá sua importância, sobretudo quando nos voltamos ao estudo da pré-história da música. Agora, o que não me parece saudável é impedir o acesso dos alunos brasileiros aos pianos, aos oboés e aos saxofones, num processo similar ao que vem exterminando os heterossexuais, as louras e os ateus.
Qualquer dia, nesse ritmo, será muito perigoso assumir-se publicamente como homem branco que gosta de jazz, de louras e não vota no Lula nem vai à igreja.
Grande abraço, JL.
Caro Lester,
É bom lembrar que está em plena vigência a lei sancionada pelo Presidente da República em 2008 e que teve início sua aplicação neste ano: a disciplina música passa a integrar a grade curricular de TODAS as escolas públicas e privadas, do ensino médio e fundamental, deste Brasil.
Agora pergunto eu: tem alguma notícia de que a lei está sendo aplicada ? Como ? Aonde ?
No Brasil é sempre de cima para baixo. Aí....já viu ! Pegunte ao seu filho o que ele está aprendendo na escola.
cuba q aproveite ao maximo...quem dera q o nosso pais tb fosse contemplado...
abçs
Mr. Coimbra, infelizmente não tive filhos. Terei que conviver com isso.
Grande abraço, JL.
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