
Teve um engraçadinho lá no
Clube das Terças (uma visita) que quando ouviu o nome
Pettiford achou (seriamente) que era algum queijo fedido de procedência francesa. Alguns risinhos amarelos depois, foi-lhe explicado que, no caso, tratava-se do baixista
Oscar Pettiford, um dos grandes baixista que reinaram durante a era
Bop (foi um pioneiro: co-liderou um grupo com
Dizzy em
1944), persistindo até o seu falecimento em
60. Acompanhou feras como
Hawkins,
Hines,
Webster, Getz, Powell e
Monk. Ele compôs alguns temas bastante executados pelos jazzistas, entre os quais eu destaco
Tricotism e
Bohemia after dark. O disco que agora apresento é uma gravação de
1954, na qual o nosso baixista liderava um sexteto composto por, além dele,
Al Cohn (st),
Tal Farlow (g),
Henri Renaud (p),
Kai Winding (tb) e
Max Roach (d). Um time de craques que, como vocês podem perceber, não tinha organista. O nosso colega é comedido naquele lance de gravar faixas solo: só tem uma:
Stardust, que, diga-se de passagem, ficou boa
. Achei uma decisão acertada, pois o baixo não é o mais propício dos instrumentos para cuidar das melodias - mais de uma poderia comprometer o resultado final. Por outro lado, a sua competência como harmonizador e improvisador fica patente em todas as faixas. É um disco pra se ouvir de cabo-a-rabo. Deixarei lá no
Gramophone by Salsa.
3 comentários:
She plays violin...too good to be true
oi Salsa, cadê o meu prêmio(cd)???
Acabei de comprar o envelope apropriado. Aguarde.
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