22/03/2007

Após longo e acirrado combate, finalmente o Clube das Terças chega a uma conclusão acerca dos melhores músicos do jazz. As discussões foram tantas e de tal monta que o sócio Pedro Nunes resolveu se abster: disse que seria impossível nomear somente 10 músicos, o que faria do pool um verdadeiro manifesto à injustiça. Rogério Coimbra, embora tenha feito uma lista com seus 317 músicos prediletos, acabou cedendo e elegendo seus 10 mais. Entre mortos e feridos, segue o CT’s Pool:

Primeiro Lugar: Thelonious Monk (70 votos)

Segundo Lugar: Lester Young (40 votos)

Terceiro Lugar: John Coltrane, Stan Getz, Dizzy Gillespie, Charles Mingus, Gerry Mulligan, Art Pepper (30 votos)

Quarto Lugar: Chet Baker, Clifford Brown, Miles Davis, Bill Evans, Oscar Peterson, Bud Powell, Lennie Tristano (20 votos)

Quinto Lugar: Cannonball Adderley, Count Basie, Dave Brubeck, Kenny Burrell, James Carter, Ray Charles, Paul Desmond, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Red Garland, Dexter Gordon, Coleman Hawkins, Billie Holiday, JJ Johnson, Barney Kessel, John Lewis, Jacques Lussier, Hank Mobley, Wes Montgomery, Sonny Rollins, Charlie Rouse, Horace Silver, Nina Simone, Sonny Stitt, Art Tatum (10 votos)

Sinto a inafastável obrigação de lamentar que Charlie Parker não tenha recebido sequer um voto. Coisas da democracia e resultado do critério básico do concurso, que era o de escolher os 10 músicos de jazz que cada um dos sócios mais gosta de ouvir. Portanto, segue abaixo uma faixa-homenagem para o gênio esquecido e pouco ouvido pelo Clube das Terças: Bird com Chet Baker at The Trade Winds – The Squirrel.


18 comentários:

Anônimo disse...

Lester, reveja os votos. Faça uma recontagem. Se não me falha a memória, a lista do Presidente(Reinaldo) continha um voto para Charlie Parker. Ou será que minha memória já foi para o espaço?

figbatera disse...

Considerando os nomes votados, só tem "cobrão" mesmo (uns poucos nem conheço, mas devem ser); mas toda lista está sujeita a "idiossincrasias", né?!

Anônimo disse...

Eu me esqueci de Parker. De fato, eu sempre tento esquecê-lo: ele me faz lembrar que eu não toco porcaria nenhuma.

Anônimo disse...

Parker me deixa nervoso!

Anônimo disse...

Charlie Parker é chato demais!

Anônimo disse...

É realmente lamentável que um clube de jazz não ouça Charlie Parker. Intolerável.

Anônimo disse...

Considerar Parker chato, jamais. Para mim,ele é insuperável. Tenho tudo que ele gravou (pelo menos o que eu tenho notícia). Esquecê-lo, só Freud explica. No meu caso, é pura inveja.

Anônimo disse...

A memória de João Luiz está boa.

Eu votei em Mingus, PARKER, Gillespie, Hawkins, Young, Monk, Tristano, Mulligan, Tatum e Basie.

O que fizeram dos meus sufrágios na minha ausência?

Quem ficou com o meu voto pra Parker? Se foi Miles Davis, é muita sacanagem.

Anônimo disse...

À Mesa Apuradora: Será que não devíamos, como fazia (ou faz) a revista Down Beat nos polls dos críticos, dar a público um "how they voted", ou seja, a lista de cada um dos votantes?

Anônimo disse...

Pelo que soube esse Reinaldo levou os votos para casa e só depois de discutir com a madame os revelou para o clube, via telefonia móvel. O voto do Parker deve ter escapulido pela janela do Transcol quando passou pelo convento e foi resgatado na marra.Tá cheirando marmelada esse pool. Esqueceram do Parker, essa é a verdade.So what, como diria Miles...

Anônimo disse...

Alguns de meus votos foram garfados. Exemplo, votei no Charlie "Bird" Parker pois o considero um tremendo músico e cadê meu voto?
Votei também em Pee Wee Russell.
Nem adianta reclamar com João Luiz - ele só quer saber de Mulligan.
Outra coisa - vi os votos de Chico Brahma e lá constavam Peggy Lee e Mary Lou Williams. E agora?
Sugiro nova votação na próxima terça, com os votos sendo apurados NA HORA.

Anônimo disse...

Pois bem, no domingão, no almoço jazzístico na casa do João, iniciaremos o trabalho de recontagem dos votos - se ainda existirem. A prática comum entre os coronéis d'outrora era desaparecer com os originais e substituí-los com cópias. A verdade prevalecerá.

Anônimo disse...

Quem é o tal de "Espenhol ao mar" para saber das votações do clube ? Pelo que me consta, durante a votação da lista dos 10 mais do jazz, não houve participação de ninguém com tal nome. Identifique-se sr. Espanhol ao mar. Quanto a Coltrane, não adianta ficar indignado sr.Vinicius, ele ara músico de segundo escalão, igualmente a Stan Getz.

Salsa disse...

João, você esqueceu a sua pilha alcalina.

Anônimo disse...

Concordo com Vinicius que a contribuição de Coltrane para o jazz foi muito maior que a de Stan Getz.

Mas o que eu acho, e o que eu acho que João Luiz acha, é que esse valor agregado de Coltrane como inovador é simplesmente um porre. Nossos ouvidos não gostam do que ouvem e não são capazes de gostar só porque aquilo é um avanço na concepção e na interpretação jazzísticas.

É a velha história da revolução de Joyce na literatura. Prefiro o Joyce de Dublinenses ao de Ulisses e de Finnegans Wake, embora admita a importância ENORME dessas obras como renovações e revoluções da concepção e da técnica do romance.

Nesses termos creio que faz sentido a observação de João Luiz. E faz sentido ele considerar Coltrane tão-somente pelo que fez em suas fases moderadas (pré-despirocação), onde não passava (graças a Deus) de um excelente instrumentista (como Stan Getz).

Anônimo disse...

João Luiz,
coma suas baterias em paz e se preocupe em descobrir outra identidade mais importante que a minha. Será que o Vinícius não é um alter ego do Cretino de Creta?
Quanto à votação, vocês devem fazer um mea culpa coletivo. Escolheram o mindinho, o seu vizinho, o fura-bolo e o mata-piolho, mas se esqueceram do pai-de-todos: LOUIS ARMSTRONG.
Deve ter sido a mesma atitude mental que atuou no caso de Salsa em relação a Parker - pura inveja. Ou então é a morte simbólica do pai.
Esse Salsa foi na veia, e até parece que é psicólogo

Anônimo disse...

ahmad...

Angelo disse...

Olá.

Para quem ainda tem alguma obstrução em relação a Parker, aconselho ouvir os quatro "motivos" seguintes:

http://emboladaetc.blogspot.com/2007/08/quatro-motivos-para-gostar-de-charlie.html

Um grande abraço!