20/06/2007

Zoot Swings The Blues

Em seu livro Understand Jazz: Ways To Listen, Random House, 2005, página 71, Tom Piazza indica que a primeira gravação de blues de longa duração, aproveitando todo o tempo oferecido pelo long-playing, teria sido realizada por Zoot Sims, em 14 de agosto de 1951, em New York. Foi o primeiro álbum que Zoot gravou como líder nos EUA, para a Prestige, quando contava com apenas 25 anos de idade. Mais tarde saberíamos que se tratava de um dos maiores saxofonistas tenores da costa oeste. Segundo a lenda, a gravação se deveu ao acaso: Zoot resolveu improvisar livremente, sem se preocupar com o tempo, pois não sabia que estava sendo gravado. Como resultado, uma excelente faixa de puro divertimento sobre um tema blues. A coisa foi lançada tanto em vinyl (várias edições) quanto em cd (Zoot Sims Quartets – Prestige OJCCD-242-2). Com Zoot estavam Harry Biss (p), Clyde Lombardi (b) e Max Roach (d). No livro de Piazza, que eu recomendo, você encontra discussões interessantes sobre foreground & background (relações entre líder e acompanhantes), as formas do jazz, improvisação, swing, ritmo, tempo e espaço. Tudo isso acompanhado de um generoso cd com faixas selecionadas pelo autor para ilustrar os temas que aborda. Conforme o próprio autor diz na Introdução, o jazz é para ser ouvido, para ser experimentado. Assim sendo, deixo a tal faixa AQUI para ser baixada (a senha de acesso é jazzseen), ou apenas para ser ouvida, logo abaixo. Boa audição.







6 comentários:

Anônimo disse...

sinistro!!!

Anônimo disse...

Aqui faço meu último comentário:

O Outono vem se despedir de você e agradecer-lhe pela companhia durante os últimos meses. Foi um prazer receber-te...mas amanhã o Outono chega ao fim, aqui no hemisfério sul.

um grande abraço

fuser

Salsa disse...

Faixa antológica, não só pelo aspecto histórico, mas, como já disse Mr. Lester, por revelar o grande saxofonista para o grande público.

Anônimo disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

Eu lá quero saber de foreground ou background! O que importa é a improvisação do excelente west coaster Zoot Sims. O resto é fazer igual o que nos pede a "ministra" Marta : relaxar e gozar.

Anônimo disse...

João, cuidado com seu background...