03/07/2007

Hardy Vedana

Nascido em Erechim, Rio Grande do Sul, em 13 de junho de 1928, Ardy Antônio Vedana, conhecido como Hardy Vedana, tem sua vida ligada à música e ao rádio. Com a idade de 4 anos, teve sua primeira experiência musical, quando ganhou uma vitrola, alguns discos e se encantou. O segundo impacto forte que a música teve em sua vida está relacionado às sessões de cinema que ele assistia, em uma época em que músicos eram contratados para tocar piano dentro da própria sala de cinema, a fim de servir como trilha sonora dos filmes. Depois de vir para Porto Alegre estudar, Vedana se envolveu cada vez mais com a música. Ele freqüentava os auditórios dos programas das primeiras rádios porto-alegrenses, a Difusora, a Gaúcha e a Farroupilha. Assim, criou amizades e conheceu mais sobre as sistemáticas das emissoras radiofônicas.Vedana esteve presente em momentos importantes da trajetória do rádio gaúcho e presenciou o crescimento de futuras estrelas, como Elis Regina, e trabalhou em diversas funções nas três rádios citadas anteriormente.Com quatro livros já publicados e dezenas de outros textos finalizados, Vedana lançou, recentemente, o livro “A Eléctrica e os discos gaúchos”. A obra conta a história da primeira gravadora de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, a segunda da América do Sul e a quarta do mundo, na época. Apaixonado pela história da música, Vedana dedicou sua vida a estudá-la


Fonte: PUC-RS.

2 comentários:

Salsa disse...

Lembro-me de uma querela entre Lester e os sulistas apreciadores de Vanerão. Na época, o pau comeu solto na casa do Noca.
Nosso editor-chefe, no entanto, mostrando que não guarda rancores, louva os bons filhos do sul que preservam a memória musical brasileira.

Anônimo disse...

Vedana publicou o livro Jazz em Porto Alegre, pela L&PM.