03/06/2009

Bob Enevoldsen

Bob Enevoldsen nasceu em 1920 em Billings, Montana, no ceio de uma família de músicos: seu pai, um imigrante dinamarquês, tocava violino e liderava uma orquestra de cinema mudo, a mãe tocava piano e, as irmãs, instrumentos de cordas. Aos cinco anos, pobre coitado, inicia estudos de violino, logo mudando para o trompete, sob a influência de um tio também músico. É durante seu período na University of Montana que Bob ressente-se de contusões nos lábios, fruto da severa embocadura de seu instrumento, voltando-se assim para o estudo do clarinete e do saxofone tenor, inspirando-se nos ensinamentos de Lester Young. Durante 1942 e 1946 serve na Força Aérea, tocando em sua banda até a dispensa, quando parte para Salt Lake City, em Utah, onde toca o tenor e tem seu primeiro contato com o trombone de válvula. No final da década de 1940, Bob trabalha também na Utah Symphony Orchestra, onde toca o clarinete. Por sugestão de Gene Roland, Bob parte em 1951 para Los Angeles com a família. Por essa ocasião, Bob já tocava também o contrabaixo, o que facilitou bastante seu ingresso em diversos combos da região, como os trios de Marty Paich e Al Haig.

Recomendado ao cantor e pianista Bobby Troup, atua para ele como baixista durante vários anos, até 1959. Ao mesmo tempo, Bob participa de diversas situações, tocando regularmente no Howard Rumsey’s Lighthouse, em Hermosa Beach, bem como atuando em uma série de sessões de gravação com músicos como Shelly Manne, Shorty Rogers, Art Pepper, Bill Perkins, Bill Holman e Buddy Rich. Além disso, participa com seu trombone de válvula da gravação do tentet de Gerry Mulligan, realizada em 1953 para a Capitol. Mas as atividades de Bob incluíam, ainda, participações em estúdios de cinema de Los Angeles e hotéis e casinos de Las Vegas. Não bastasse seu talento ao clarinete, sax tenor, baixo e trombone de válvulas, Bob também é reconhecido como arranjador competente, tendo prestado serviços para Stan Kenton e Lionel Hampton. Até sua morte em 2005, Bob esteve presente em inúmeros contextos, gravando como líder ou sideman, tocando em clubes, programas de televisão, concertos, além de viajar em turnê ao Japão com o cantor Mel Tormé, país em que também realizou gravações.

Para os amigos deixo a faixa Oh, Look At Me Now , retirada do álbum Smorgasboard, gravado em 1956 para a Liberty. Com Bob tocando contrabaixo e trombone de válvula estão Marty Paich, Larry Bunker e Red Mitchell (p), Howard Roberts (g) e Don Heath (d). Para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais o trabalho desse grande instrumentista do West Coast, recomendo o CD Smorgasboard, lançado pela Fresh Sound e que inclui, além do álbum anteriormente citado, o lp Reflections in Jazz, lançado pela Tampa Records em 1957. Ou não?

12 comentários:

Abílio disse...

Muito interessante ouvir Red Mitchell ao piano. Obrigado Lester.

Salsa disse...

Afff, o cara toca tudo. Boa pescaria, Lester.

thiago disse...

trombone é sinistro

Érico Cordeiro disse...

Mr. Lester,
Parabéns pela resenha e pela ótima seleção musical - deu vontade de conhecer melhor o trabalho do Bob Enevoldsen, outro grande trombonista ligado ao West Coast Jazz (tenho alguns discos do Frank Rosolino e do Bob Brookmeyer, duas feras do instrumento, mas do Enevoldsen só em gravações esparsas, como no Modern Jazz Classics, do Art Pepper, e em coletâneas do Shorty Rogers).
Abraços a todos!

PREDADOR.- disse...

Agora sim, a sanidade voltou a imperar no blog. Chega de dar espaço aos Lou Bennetts, Pitucos, Fred Jacksons , Charlie Hadens... Chega de baboseiras mr.Lester!
Bob Enevoldsen veio reestabelecer
a verdadeira e real finalidade do Jazzseen.

Magno disse...

Sem contar que aquela baboseira sobre mulheres tocando jazz já tava dando no saco. Você veja até que ponto descemos para conseguir os favores do sexo frágil, fala sério!!!

olmiro muller disse...

Bob Enevoldsen foi o grande concorrente de Bob Brookmeyer no trombone de válvulas. Para o meu ouvido, sua sonoridade é mais aveludada do que a de Brookmeyer. No Brasil, Raulzinho, quando tocava trombone de "pisto", tinha sonoridade parecida.
No álbum "Five Brothers", de 1955, num grupo liderado pelo trombonista Herbie Harper, pode-se ouvir Enevoldsen desenvolto no sax tenor, demonstrando que sua musculatura bucal enfrentava bravamente bocais e boquilhas.

figbatera disse...

Esse cara (pra mim, desconhecido, até então) é mesmo eclético; um verdadeiro "homem de 7 instrumentos".

bia disse...

delicia...

Kevin disse...

In 1954 Enevoldsen cut his first session as a bandleader for a self-titled LP on the Nocturne label. He later headlined dates for Tampa and Liberty as well, and even appeared in a pair of feature films, 1958's The Form of Jazz and the much-maligned 1960 adaptation of the Jack Kerouac novel The Subterraneans. By the time of the latter's release Enevoldsen was living in Las Vegas, working in nightclubs there. He returned to L.A. in 1962 as a staff arranger and studio musician for television star Steve Allen, and spent the remainder of the decade focused almost exclusively on session work.

Sergio disse...

É. Winwenders e aprendenders.

Salsa disse...

Vai ter porrada lá no blog do érico. O predador foi convidado para um ranca rabo sobre miles.