24/06/2009

DVD - Ben Webster in Denmark (1965-1971)

São iniciativas como as da EmArcy que nos fazem continuar fora da caverna platônica. Em 24 de março de 2008 ela lançou o magnífico DVD Ben Webster in Denmark (1965-1971), reunindo pela primeira vez três “shorts” realizados pela TV-Byen, mais o famoso documentário Big Ben. O primeiro curta, Ben Webster, foi produzido em 1965 por Steen Bramsen e conta com a participação de Kenny Drew (p), Niels Pedersen (b) e Alex Riel (d). Embora o som não seja lá essas coisas, o que torna os solos de contrabaixo praticamente inaudíveis, as três faixas interpretadas pelo quarteto – In A Mellotone, Danny Boy e Mack the Knife – constituem valiosa documentação do mainstream jazz, sem contar que podemos ver Kenny fumando seu cigarrinho e o jovem Pedersen aprendendo com os mestres. O segundo curta, Ben Webster & His Music, foi produzido em 1968, também por Steen Bramsen. Embora o som aqui esteja bem melhor, temos a intervenção, em algumas das sete faixas, de duvidosa orquestra de cordas, regida por Niels Jorgen Steen, único regente que eu saiba capaz de fumar e reger ao mesmo tempo. E mais: na faixa Cotton Tail, embora não haja nenhuma referência nos créditos, eu seria capaz de jurar que vi o Dexter Gordon tocando, sentado, à esquerda do vídeo, o que não seria muito improvável, uma vez que ele andava tocando por toda a Europa naquela época. O terceiro curta traz quatro faixas gravadas no Timme Rosenkrantz Memorial Concert de 1969, produzido por Per Moller Hansen. Os solos de Teddy Wilson, para mim o melhor pianista do swing, estão exuberantes como sempre. No contrabaixo temos novamente o competente Niels Pedersen e, na discreta bateria, o adequado mas pouco conhecido sul-africano Makaya Ntshoko. Por fim, chegamos ao documentário Big Ben, produzido em 1971 por Per Moller Hansen. A coisa começa com Ben fumando seu cigarrinho em seu diminuto apartamento. Ao fundo, ouvimos sua famosa interpretação de Cotton Tail na banda de Ellington, em 1940. Colocando o chapéu e recolhendo o sax, desce no apertado elevador do edifício onde mora, em Copenhagen. Com passos irregulares, consegue entrar numa antiga Kombi, que o levará aos estúdios da TV-Byen. O resto do filme é só alegria, com destaque para Charlie Shavers bebendo ou tocando um dirty blues ao lado de Ben. Recomendo com veemência aos amantes do swing. Para os amigos, fica a faixa My Ideal .

8 comentários:

edú disse...

nice gift!

Érico Cordeiro disse...

Seu Mr. Lester,
Agora em diversos formatos midiáticos, com a excelência de sempre!!!!!!
Abração!

edú disse...

Falando em música e imagens, recomendo “Simonal – ninguém sabe o duro que dei”.Documentário produzido que : se não retrata , definitivamente, a figura de um nobre homem, não impede q não se reconheça a presença de um grande artista no final dos anos sessenta e inicio dos setenta.Essa semana , pelo q li na net, entrou em cartaz nos cinemas de Vitória.

figbatera disse...

Essa faixa faz parte de qual parte do DVD?

John Lester disse...

Prezado amigo Olney, a faixa em apreço faz parte da coletânea Complete Pablo Group Masterpieces, não do dvd.

Quero apenas registrar que agora, às 22:30h, estive aqui no Barril 1800, seguindo orientação do próprio bar, para ouvir o André Tandeta Trio. Com surpresa, fui informado por um garçon de que ele somente se apresentaria amanhã, sexta-feira. Perquirindo o metre, a informação é de que o amigo se apresentará no sábado, dia em que, infelizmente, já não mais estarei no Rio.

Fotografias serão postadas aqui no Jazzseen para comprovar os fatos narrados.

Então, Mr. Tandeta, qual dia afinal é sua apresentação no Barril?

Grande abraço a todos, JL.

Andre Tandeta disse...

Mr. Lester,
peço desculpas ao Sr. por essa desfeita. Desde março estamos tocando no Barril somente aos sabados. As sextas feiras é o Toca Delamare Trio.
Amanhã devo dar uma passada na Modern Sound ,o som começa as 5 da tarde e vai ate as 9, chegarei em torno de 6. Me avise se for.
Abraço

figbatera disse...

Puxa, amigo, que chato, hein?!
Esse pessoal informa mal, né?

figbatera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.